Coro Cênico
Coro Cênico do Pequeno Cotolengo apresenta peça sobre inclusão em evento que celebra a diversidade da pessoa com deficiência. (Divulgação)

O Coro Cênico Pequeno Cotolengo se apresenta na 4ª edição do Festival Inclusão em Cena, promovido pelo Coletivo Inclusão. O evento celebra a diversidade durante a Semana da Pessoa com Deficiência. O Coro é um projeto projeto artístico do Complexo de Saúde Pequeno Cotolengo.

Leia mais:

A peça “Para Ler e Viajar, Basta Começar” será apresentada no dia 20 de agosto, às 17h, no Auditório Poty Lazarotto, no Museu Oscar Niemeyer. O espetáculo reúne mais de 40 artistas com múltiplas deficiências, que encantam o público com coral, música, dança e interpretação, evidenciando o potencial e o empoderamento da pessoa com deficiência

Para a diretora do projeto, Alessandra Marquete, participar do festival é motivo de orgulho e reconhecimento. “É uma oportunidade de mostrar que, além de referência em saúde, reabilitação, assistência e educação, o Complexo é também um espaço de arte e cultura. Quando nossos Assistidos sobem ao palco, comprovam que todos têm voz e visibilidade na arte e vemos pessoas se expressando e se transformando por meio da criatividade.”, afirma.

Coro Cênico foi criado há 16 anos

Criado em 2009, o Coro Cênico Pequeno Cotolengo já realizou mais de 85 apresentações, alcançando um público superior a 28 mil pessoas na capital paranaense, na Região Metropolitana e em cidades de Santa Catarina e São Paulo. Para os assistidos, o projeto estimula a criatividade e o desenvolvimento de habilidades socioculturais, trabalhando de forma lúdica o potencial individual de cada participante.

Além do Coro Cênico, o Festival contará com diversas atrações, entre elas o grupo Tesão Piá, do humorista Fagner Zadra, cadeirante, ativista e um dos embaixadores do evento. O tema “Metamorfose” norteia toda a programação, que inclui painéis, oficinas, mutirão de empregabilidade, serviços públicos acessíveis e soluções tecnológicas voltadas à promoção da qualidade de vida e à ampliação de oportunidades para a população com deficiência.

“Mais do que um evento, o Festival é uma ação coletiva, feita com e para pessoas com deficiência. Ele reúne práticas inovadoras, dá visibilidade ao talento e propõe mudanças concretas na sociedade. É uma celebração, mas também um chamado à transformação”, destaca André Caminski, gestor do Coletivo Inclusão e um dos organizadores.

SERVIÇO

4º Festival Inclusão em Cena

De 20 a 22 de agosto de 2025 – quarta a sexta, a partir das 9 horas 

Local: Museu Oscar Niemeyer (Marechal Hermes, 999, Centro Cívico) – auditório, chão de vidro, salão de eventos e vão livre

Conheça a programação no @coletivoinclusao

Realização: Coletivo Inclusão