
Curitiba, em 2025, conquistou o quinto lugar entre as 418 cidades brasileiras com mais de 80 mil habitantes no Ranking de Competitividade dos Municípios. Com este desempenho, a capital paranaense subiu duas posições em relação a 2024 e entrou no top 5.
Leia mais:
Além disso, teve o melhor desempenho nesse grupo, já que as outras quatro cidades mantiveram as mesmas posições ou subiram ou desceram uma posição.
“Assumimos a administração da cidade em 2025 e já podemos comemorar um resultado tão expressivo. Isso confirma que a nossa gestão está no caminho certo”, comemora o prefeito Eduardo Pimentel.
Antes de Curitiba aparecem, no ranking: Florianópolis (SC), que manteve a primeira posição; Vitória (ES), que subiu uma posição; São Paulo (SP), que caiu uma; e Porto Alegre (RS), que se manteve na quarta posição.
- Curitiba e municípios da região metropolitana ganham destaque em ranking nacional de qualidade de vida
- Curitiba está entre as três capitais com melhor saneamento do Brasil
- Curitiba conquista o mundo: atrativo curitibano entra para ranking internacional de turismo
Como funciona o ranking
Para chegar ao Ranking de Competitividade dos Municípios o CLP avalia 65 indicadores distribuídos em 13 pilares e 3 dimensões.
Em Instituições estão os pilares Sustentabilidade Fiscal e Funcionamento da Máquina Pública. Curitiba ocupa a 7ª posição entre as cidades, tendo caído uma posição em comparação com 2024.
Na dimensão Sociedade, a capital paranaense saltou 11 posições. Aqui estão os pilares Acesso à Saúde, Qualidade da Saúde, Acesso à Educação, Qualidade da Educação, Segurança, Saneamento e Meio Ambiente.
E na dimensão Economia, Curitiba ocupa o 4º lugar no ranking depois de subir três posições. Os pilares considerados nessa dimensão são Inserção Econômica, Inovação e Dinamismo Econômico, Capital Humano e Telecomunicações.
Apoio e fortalecimento
O ranking do CLP foi criado para apoiar e fortalecer as gestões locais. O objetivo é avaliar a capacidade que as administrações municipais têm de entregar políticas públicas mais eficientes, sustentáveis e inovadoras.