campanha multivacinacao
Curitiba adere à Campanha Nacional de Multivacinação durante o mês de outubro (Foto: Pedro Ribas/SECOM)

Nesta segunda-feira (6) teve início a Campanha Nacional de Multivacinaçãopromovida pelo Ministério da Saúde. Curitiba aderiu à Campanha que acontece em todo o país ao longo de outubro. O objetivo é incentivar a atualização da carteira vacinal de crianças, adolescentes e adultos, garantindo a proteção contra diversas doenças.

Na capital paranaense, as vacinas do calendário nacional estão disponíveis em 108 pontos de vacinação, de segunda a sexta-feira, em todas as regionais da cidade. Durante o mês da campanha, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) também vai abrir algumas unidades de saúde aos sábados, para facilitar o acesso da população à vacinação em horários alternativos (confira a programação do próximo sábado). 

As informações sobre os imunizantes disponíveis, os endereços e horários de funcionamento das 108 unidades podem ser consultadas no site Imuniza Já Curitiba.

“A multivacinação é uma oportunidade para toda a população colocar em dia as vacinas e reforçar a proteção contra doenças preveníveis”, reforça a secretária municipal da Saúde, Tatiane Filipak.

Sarampo e Febre Amarela

Em Curitiba, o foco principal da campanha é a atualização das vacinas de rotina, com ênfase especial para sarampo e febre amarela, que ainda registram adultos com esquemas incompletos.

A vacina contra a febre amarela foi incluída no calendário para o país todo recentemente, em 2018. “Em relação à vacina contra o sarampo, era previsto anteriormente uma dose no calendário infantil e depois passou a duas doses. Por isso, alguns adultos podem não ter recebido esses imunizantes quando crianças e devem ficar atentos agora para completar o esquema vacinal”, explica o diretor do Centro de Epidemiologia da Secretaria Municipal da Saúde, Alcides Oliveira.

Esquema atual destas vacinas

  • Sarampo: o esquema vacinal completo é de duas doses da vacina, sendo a primeira aos 12 meses, e a segunda aos 15 meses. Adultos até 29 anos devem ter duas doses comprovadas. Entre 30 e 59 anos, é necessária pelo menos uma dose realizada na vida.
  • Febre amarela: o esquema vigente prevê uma dose aos 9 meses e um reforço aos 4 anos. Para pessoas de 5 a 59 anos, sem histórico vacinal ou esquema incompleto na infância, o recomendado é realizar ao menos uma dose.

“A SMS orienta que todos confiram sua situação vacinal e, caso não tenham o esquema completo, procurem a unidade de saúde mais próxima para se vacinar”, orienta a secretária.

Serviço – Multivacinação em Curitiba

Além de 108 pontos de vacinação disponíveis de segunda a sexta-feira, neste sábado (11/10) estarão de portas abertas, das 8h às 12h, para ofertar imunização, as seguintes unidades:

  • Vitória Régia – Rua Paul Garfunkel, 2.000 – CIC
  • Pompeia – R. João Batista Bettega Jr, 125 – Tatuquara
  • Monteiro Lobato – Rua Olivio José Rosetti, 538 -Tatuquara
  • Uberaba de Cima – Rua Capitão Leônidas Marques, 1.392 – Uberaba
  • São João Del Rey – Rua Realeza, 259 – Sítio Cercado