Curitiba e o Paraná aparecem em destaque no estudo Índice de Progresso Social 2025 (IPS2025) divulgado ontem pelo Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), que avalia a qualidade de vida da população. Segundo o estudo, Curitiba é a capital com a melhor qualidade de vida no Brasil e o Paraná é o quarto estado no ranking.
No caso de Curitiba, a cidade deu um grande salto entre o estudo de 2024 e o deste ano. A cidade vinha atrás de Brasília, Goiânia, Belo Horizonte e Florianópolis, e agora lidera entre as capitais brasileiras. No cenário geral, é a 12ª no ranking.
“Este resultado em uma pesquisa tão detalhada como é o IPS traduz em números o que é a vida na nossa cidade. É um resultado de grande responsabilidade. Nesta gestão, estamos decididos a trabalhar para tornar Curitiba uma cidade ainda melhor”, disse o prefeito Eduardo Pimentel sobre o IPS.
No relatório, que avalia a qualidade de vida de todas as 5.570 cidades brasileiras, Curitiba é a primeira colocada entre os municípios com mais de 500 mil habitantes.
A capital paranaense também está em primeiro lugar, pelo segundo ano consecutivo, na categoria Qualidade do Meio Ambiente, especialmente por seus 68 m² de área verde por habitante e um baixo índice de vulnerabilidade climática.
Entre todos os 5.570 municípios brasileiros, a capital paranaense está em 12º lugar e na primeira posição entre as 399 cidades paranaenses.
Índice
O índice varia de 0 (pior) a 100 (melhor) e corresponde à média simples dos resultados do IPS em três dimensões avaliadas. Na média geral, o índice de Curitiba é 69,89. O resultado mostra um crescimento em relação ao ano anterior, que foi 69,36, média superior à nacional (61,96) e a do Paraná (63,83). Na categoria Qualidade do Meio Ambiente, o índice foi de 73,41.
O IPS é realizado considerando dados das cidades, estados e do país em três dimensões: Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades. Cada uma das dimensões é subdividida em 12 categorias que, por sua vez, levam em conta diversos indicadores.
Ao total, são 57 indicadores que possibilitam mensurar a qualidade de vida da população de forma multidimensional, levando em conta informações como nutrição e cuidados médicos básicos, água e saneamento, moradia, segurança pessoal, acesso à informação e comunicação, acesso à educação superior e qualidade do meio ambiente.
Paraná
O Paraná registrou uma melhoria no Índice de Progresso Social (IPS) estadual em 2025 no comparativo com o ano passado, o que o manteve com o 4º estado mais bem colocado do País. Os dados fazem parte do mais recente relatório do IPS Brasil, plataforma que avalia o bem-estar social da população a partir de diversos indicadores socioeconômicos.
O IPS do Paraná em 2025 foi de 63,83, índice considerado alto para os padrões do estudo. A nota está acima da nota do Brasil, que foi de 61,96 neste ano, e representa um avanço em relação ao índice de 63,49 obtido pelo Estado na edição anterior do relatório. Com isso, o Paraná se aproximou de Santa Catarina, que ocupa a terceira posição, com IPS 64. Distrito Federal, com nota 69,04, e São Paulo, com 66,45, ocupam a primeira e segunda colocação, respectivamente.
Segundo o relatório do IPS Brasil, o Paraná se destaca por altos índices na dimensão Fundamentos do Bem-Estar, que identifica a existência de condições efetivas para a ampliação da qualidade de vida, o acesso à educação, informação, liberdade de expressão e saúde.
Os dados completos estão disponíveis de forma pública na plataforma ipsbrasil.org.br. Eles são atualizados com base em fontes oficiais, como o IBGE, o DataSUS e os ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social. A ferramenta é utilizada por governos, ONGs, pesquisadores e gestores públicos para diagnosticar desafios sociais e definir prioridades de investimento.
Municípios paranaenses também estão bem posicionadas no relatório
Além dos dados das unidades federativas, o relatório do IPS também traz informações detalhadas sobre o desempenho dos 5.570 municípios brasileiros. Cerca de 52% dos municípios paranaenses alcançaram nível elevado no Índice de Progresso Social.
Das 399 cidades paranaenses, 31 possuem IPS considerado muito alto, enquanto outras 178 estão com nível alto. Curitiba é a cidade paranaense mais bem classificada no ranking nacional, sendo também primeira colocada entre as capitais brasileiras.
A média dos municípios paranaenses também supera a nacional. Enquanto a média das cidades brasileiras apresenta um IPS de 58,70 pontos, no Paraná elas figuram com média de 60,83, refletindo políticas públicas focadas em inclusão social, desenvolvimento sustentável e redução de desigualdades regionais. O resultado reforça os avanços que o Estado obteve em áreas como saúde, educação, segurança e meio ambiente.