CIDADESpatrulha
(Pedro Ribas/SECOM)

O prefeito Eduardo Pimentel assinou ontem o decreto de criação da Patrulha de Proteção ao Transporte Coletivo e inaugurou também a sede do novo grupo, no bloco estadual da rodoviária de Curitiba. O grupo especializado da Guarda Municipal, da Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito, passa a atuar para ampliar a segurança no transporte coletivo do município, com rondas nas canaletas do biarticulado e nos terminais de ônibus.

“É um compromisso que assumi com nossa cidade e que se viabiliza a partir de hoje. Segurança para o passageiro, segurança para o trabalhador do transporte coletivo. Para que a gente tenha um transporte coletivo cada vez mais eficiente”, ressaltou o prefeito Eduardo Pimentel.

As equipes da Guarda Municipal vão trabalhar para coibir furtos e casos de assédio e para combater a prática dos fura-catracas e de rabeira – em que ciclistas se penduram nos ônibus em movimento para irem mais rápido.

O secretário municipal de Defesa Social e Trânsito, Rafael Vianna, destacou que o transporte coletivo vai contar com equipes da Guarda Municipal especificamente voltadas para pensar a área da segurança no transporte coletivo.
Rafael Vianna, secretário municipal de Defesa Social e Trânsito.

“As duas equipes vão atuar junto à comunidade e, principalmente, junto à Urbs, que disponibilizou um sistema que o motorista vai poder acionar quando visualizar alguém na rabeira do ônibus, com acesso direto ao centro de controle e às equipes da patrulha. São várias implementadas para trazer mais segurança aos usuários e aos motoristas”, afirmou Vianna.Durante a feira estará em exposição o Saturno – foguete fabricado por alunos. O grupo de estudos sobre foguetes, que reúne também pessoas da comunidade, existe desde 2005. Saturno, carinhosamente chamado pelos alunos tem 1 metro de altura, pesa 3 quilos e quando lançado sobe até um quilometro.
Além de atrações curiosas, o Universo UFPR também vai promover diversas palestras e bate-papos com especialistas que vão abordar assuntos relacionados à escolha de cursos, preparação para o vestibular, dicas e orientações sobre ergonomia e alimentação no período de estudos, inteligência artificial, entre outros temas que fazem parte da vida do estudante. Durante o evento vai ter distribuição de brindes, shows e muita informação sobre os cursos e mercado de trabalho.
Para facilitar a vida daqueles que já decidiram ou vão escolher durante da feira qual curso vão fazer, terá um estande do Núcleo de Concursos da UFPR preparado para auxiliar na inscrição dos vestibulandos.
Serviço:
Universo UFPR – Feira de Cursos
Data: 22 a 25 de maio
Local: Expo Barigui – Parque Barigui
Horário: 9h às 19h
Entrada gratuita
Contato: Sara Marielli/ 99602-3420

Angelo Gabriel, 25 anos, trabalha há dois anos na coleta domiciliar nos setores Bairro Novo e Cajuru. Por dia, ele corre cerca de 20 a 23 quilômetros pelas ruas dos bairros, atrás do caminhão da coleta, para retirar os resíduos domiciliares que os moradores deixam em frente de casa.

“Eu acho que é um serviço muito importante para a cidade, para a natureza e o meio ambiente. É difícil de fazer, mas é satisfatório. Eu tenho muito orgulho de ser coletor”, disse Gabriel.