Notícias Evento

Curitiba recebe Feira da Franquia, um dos maiores eventos de franchising do Brasil, no fim de semana

Escolha da capital paranaense para realização da Edição 2024, que vai de 8 a 10 de novembro, considera crescimento do setor no Paraná, pólo emergente de franquias

Assessoria
Feira da Franquia – Divulgação (3)

Foto: Divulgação

Pela primeira vez no Paraná, a Edição 2024 da Feira da Franquia será realizada em Curitiba (PR), no Espaço Torres Kennedy, no próximo fim de semana, de 8 e 10 de novembro. Considerada um dos principais eventos de franchising fora do eixo Rio-São Paulo, a feira deve atrair cerca de 4,5 mil visitantes em três dias de programação, com destaque para franqueadores, investidores e empreendedores.

Entre as marcas confirmadas para a primeira edição da feira no Paraná estão redes conhecidas, como Apolar, Carrefour, Kumon, Spedini, China in Box, Não+Pelo, Casa do Construtor e também novas franquias com planos de expansão.

A escolha da capital paranaense para a realização do evento, que já passou por Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), considerou o crescimento do mercado de franchising do Paraná. O setor registrou alta de 21% no estado no primeiro semestre de 2024, com faturamento de R$9 bilhões, de acordo com levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising).

Com cerca de 100 marcas expositoras, a Feira da Franquia de Curitiba terá opções de franquias com investimentos iniciais que vão de R$19 mil a R$1 milhão.

Teremos um mix variado de opções para quem já está no mercado de franquias e quer diversificar os investimentos e também para empreendedores que têm uma linha de crédito ou profissionais que pouparam para realizar o sonho de ter o próprio negócio”, afirma o organizador da Feira da Franquia, Arvid Auras. 

Para Auras, investir em franquias é uma opção vantajosa, especialmente em um cenário econômico que prioriza o empreendedorismo. Ele ressalta que o modelo de franquia oferece um negócio já testado e uma marca estabelecida no mercado, o que reduz riscos e facilita a gestão para novos empreendedores.

As franquias costumam fornecer todo o suporte necessário para que o franqueado tenha sucesso, desde a escolha da localização da loja, suporte de software, gestão financeira e de marketing, até o treinamento das equipes. Entre as vantagens, frente a empreender do zero, está o fato de que a taxa de risco de quebra é infinitamente menor”, avalia.

Destaque para franquias e franqueados paranaenses

Entre as marcas confirmadas para a primeira edição da Feira em Curitiba, está a Di Sotti, especializada em moda masculina. A marca paranaense teve início na década de 90, com venda exclusiva de gravatas. O filho do fundador, atual diretor da empresa, Luiz Sotti, transformou a empresa em franquia em 2017.

“O objetivo foi ampliar o alcance e consolidar a Di Sotti como a marca que oferece a praticidade tão necessária ao estilo de vida do homem moderno. A colaboração entre as partes é o que garante o sucesso da rede, além do aprimoramento constante dos produtos, a cada nova coleção, que traz novidades sem perder a essência clássica da marca, o que nos diferencia no mercado”, avalia.

Franqueado da Di Sotti em Londrina, o empresário Michel dos Santos decidiu abrir a loja em função da satisfação como cliente da marca. A escolha para o passo de se tornar empreendedor partiu da experiência como consumidor e a solidez e suporte da franquia, que tem uma história de 23 anos, facilitou o processo rumo ao sucesso.

“A franquia fornece toda a formatação e o modelo com o know-how de quem já começou isso anos atrás. Ter acesso aos fundadores traz credibilidade e confiança. Isso nos motiva a trabalhar cada vez mais para fidelizar nossos clientes. Quando as pessoas conhecem nosso produto e atendimento, a fidelização acontece de forma natural. É um ciclo que se reforça à medida que mais pessoas experimentam a marca”, diz.

Palestras com líderes e especialistas de renome nacional

Além do ambiente de negócios e networking, a Feira da Franquia de Curitiba terá ciclo de palestras com consultores, como o criador do método “Segredos da Franquia”, Erlon Labatut, e o CEO da Credfácil, André Oliveira, que vai falar sobre inteligência emocional nos negócios.

A programação também terá, entre os palestrantes, líderes de redes de franquias de relevância nacional, como Paulo Oliveira, Jr. da Holding Influx; Daniel Bernard, da Netplan Consultoria, e Lucas Roth, da Tintas MC.

A Feira da Franquia terá, ainda, palestras com o fisiculturista e cantor Leo Stronda, fundador da franquia Fábrica de Monstros, que irá abordar o tema “Empreendendo no mundo Fitness”, em painel com Jullyanne Lyra, COO da Icabank e founder do ICA invest e João Victor e Vinicius Brunelli, sócios da franquia catarinense de mercados autônomos 121 Smart Shop.

Curitiba: celeiro de marcas franqueadoras e pólo de franchising

Quinta cidade do Brasil em número de franquias, com 4.371 unidades e faturamento de R$5,2 bilhões em 2023, segundo dados da ABF, Curitiba é considerada um pólo nacional emergente do setor de franchising.

Com a participação de mais de 50 CEOs de franquias dos setores de varejo e serviços, em segmentos como Alimentação, Beleza e Saúde, um movimento coordenado, que une iniciativa privada e poder público, trabalha para fomentar o crescimento do setor na cidade.

Palestrante convidado da Feira de Franquia, o consultor Erlon Labatut é uma das lideranças envolvidas na iniciativa. Segundo ele, a expectativa é de que a rede de cooperação contribua para alavancar o desenvolvimento estruturado e sustentável do mercado de franchising em Curitiba, com impacto para a economia regional.

“Estamos unindo forças com Sebrae, Fecomércio e Prefeitura de Curitiba, buscando criar um ecossistema de excelência para o franchising. Essa sinergia já resultou em avanços significativos, como a redução de impostos para franquias e a aprovação de leis que favorecem o setor”, conta.

Serviço