trincheira agamenon
Agamenon Magalhãe (Foto: Divulgação/SMCS)

Para quem não costuma passar pela ligação entre o Capão da Imbuia e o Jardim Botânico, não conhece uma das obras mais interessantes de Curitiba. O binário Agamenon Magalhães/Roberto Cichon liga os bairros Tarumã, Capão da Imbuia, Cristo Rei e Jardim Botânico e, quando passa sob a Linha Verde, são trincheiras. Mas tão longas que podem ser chamadas de túneis. A trincheira da Roberto Cichon tem 360 metros de extensão e da Agamenon Magalhães, 420 metros.

Além de interessantes, são emblemáticas. Quem assiste ao Grande Prêmio de Mônaco, no trecho que passa pelo túnel do cassino, vai ter perfeita impressão de que percorrer a pista da Fórmula 1 se acessar estas estruturas da Capital. As trincheiras foram entregues em 2014.

Aniversário do Bem Paraná

Para comemorar os 41 anos, o Bem Paraná publica uma série de reportagens especiais. Serão 41 reportagens sobre lugares de Curitiba, 41 sobre manias dos curitibanos, 41 craques de futebol do Paraná e 41 bandas e músicos da capital paranaense.

O aniversário é comemorado no dia 17 de junho.

A matéria acima faz parte do caderno sobre Lugares de Curitiba. Cada canto tem uma história. Cada esquina, um segredo. Curitiba, cidade metrópole, é assim. Com seus 331 anos, diversificada e cheia de causos. E contar as histórias de Curitiba sempre foi uma das missões do Jornal Bem Paraná, desde os idos de 1983, quando nasceu como Jornal do Estado.

E agora, o jornal, perto de completar seus 41 anos, testemunha ocular dos acontecimentos (no bom e velho jargão jornalístico), relembra aqui aquelas coisas que fazem Curitiba. Sejam seus mistérios, seus caminhos, suas tradições, suas particularidades. Onde comer e o que comer. Desvendar suas ruelas e trilhas. Suas curiosidades.