Notícias Justiça para todos

Defensoria Pública do Paraná fará mutirão de conciliação na Lapa, na Grande Curitiba em dezembro. Veja como participar

Redação Bem Paraná com assessoria

Reprodução

Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) realizará mais uma edição do mutirão Concilia Paraná no dia 1º de dezembro, na Lapa, região metropolitana de Curitiba. O mutirão é fruto de uma parceria com a prefeitura do município e acontecerá das 9h às 16h, na Sede Campestre da Associação dos Funcionários Públicos Municipais da Lapa, localizada na Rua Conselheiro Alves Araújo, n° 1147, Bairro José Lacerda. Moradores de qualquer cidade do estado podem participar. O Concilia Paraná é um mutirão de atendimento jurídico totalmente gratuito que busca facilitar a “resolução amigável” de demandas e problemas na área da Família. 

Serão atendidas pessoas que precisem resolver questões como divórcio, guarda, pensão e visitas, dissolução de união estável, partilha de bens, reconhecimento de paternidade, entre outros temas, desde que em comum acordo entre as partes.

Para facilitar o atendimento no dia do mutirão, a DPE-PR pede que todas as pessoas que quiserem participar façam um pré-cadastro aqui. Serão solicitadas informações básicas, como documentos pessoais, endereço, profissão e renda, que ajudarão a agilizar o trabalho no dia do mutirão. É necessário incluir documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de renda.

De acordo com o coordenador da Assessoria de Projetos Especiais, Matheus Munhoz, defensor público responsável pela organização do mutirão Concilia Paraná, é importante que sejam cadastrados os documentos de todas as partes que farão a conciliação. Em casos de pedidos de regulamentação de guarda, visita ou alimentos, por exemplo, é necessário apresentar também a certidão de nascimento dos filhos. Se a questão for relacionada a um divórcio, é preciso providenciar os documentos do casal. 

“O mutirão é uma oportunidade muito importante para levarmos a Defensoria Pública às pessoas que mais precisam do serviço. Há locais, como a Lapa, que ainda não contam com o serviço da instituição, o que torna o mutirão ainda mais relevante para os municípios daquela região. Será um dia importante de atendimento, pensado com muito afinco e esforço pelos servidores(as) e defensores(as) para receber a população”, afirmou Munhoz. 

Mas o que acontece se uma das partes não concordar com a conciliação?
Nestes casos, a Defensoria não conseguirá atender a demanda no dia do mutirão. Em cidades abrangidas pelo atendimento da Defensoria, o cidadão ou cidadã pode procurar a sede da instituição para analisar a possibilidade de um ajuizamento de ação. O Mutirão Concilia Paraná é uma mobilização da instituição para ir até cidades onde ainda não há atendimento regular da DPE-PR, e que apresentam alta demanda na área da Família. No caso da Lapa e municípios vizinhos, a Defensoria ainda não faz atendimento regular. Em municípios que não possuem atendimento da DPE-PR, é necessário buscar um Núcleo de Práticas Jurídica para fazer esta análise. Veja aqui quais cidades são abrangidas pelo serviço da DPE-PR de forma regular.

E se, no dia do mutirão, uma das partes não puder comparecer?
É possível realizar o atendimento sem problema algum, mas a parte que não for tem que estar de acordo e aceitar participar de uma chamada de vídeo na hora do atendimento para confirmar a informação. Os documentos desta parte também deverão ser anexados ao prontuário de atendimento. A conciliação, no entanto, não terminará no dia, já que é necessária a assinatura da parte que não compareceu. 

Onde e que horas ocorrerá o mutirão? 

O próximo Concilia Paraná ocorrerá no dia 1.° de dezembro de 2022, 9h às 16h, na Sede Campestre da Associação dos Funcionários Públicos Municipais da Lapa, localizada na Rua Conselheiro Alves Araújo, n° 1147, bairro Bairro José Lacerda.

Onde é possível fazer o pré-cadastro?

Basta acessar este link bit.ly/cadastroconciliapr .

Quem não fizer o pré-cadastro vai ser atendido(a) no dia do mutirão?

Sim, vai ser atendido(a), mas é preciso levar todos os documentos pessoais mencionados acima de todas as partes envolvidas. É possível que o atendimento sem pré-cadastro demore um pouco mais. 

E se a pessoa não mora na Lapa, mas precisa da ajuda da Defensoria?

O mutirão Concilia Paraná atende pessoas de qualquer cidade do Paraná. Todos os(as) moradores(as) da região podem participar, sem problema algum. O mutirão na Lapa acontece em razão da necessidade de atendimento na região, mas pessoas de qualquer município serão atendidas. 

Se faltar um documento pessoal ou alguma certidão, serei atendido(a)? 

Sim, a equipe da Defensoria no dia do Mutirão pode fazer os pedidos de certidões necessárias, mas é importante ter os documentos pessoais em mãos. Se não tiver, o atendimento não será finalizado no dia.  

Precisa chegar às 9h?

Não. Quem chegar até as 16h será atendido(a).

Será cobrado algum tipo de pagamento para participar do mutirão?

Não. A Defensoria Pública do Paraná não cobra absolutamente nada dos seus usuários e usuárias. Não será diferente no mutirão.