
O monociclo elétrico foi o primeiro a completar o trajeto do Desafio Intermodal de 2025, em Curitiba. A prova que coloca diversos meios de transporte para percorrer um mesmo trajeto aconteceu nesta quarta-feira (24). O veículo levou 16m56s para completar o trajeto de 10 km. O evento já é tradicional em Curitiba, e comemora o Dia Sem Carro, 22 de setembro.
Os dez primeiros a chegar foram monociclos elétricos em primeiro e segundo, uma bicicleta em terceiro, motos na quarta e quinta colocação, bicicletas elétricas da sexta à oitava, e outra bike em nono. Completou o top 10 um skate.
Os três últimos a chegar foram participantes fizeram o trajeto caminhando. Demoraram 1h27m04s . A prova também teve riquixá e veículos de aplicativos participando.
A largada aconteceu às 18h no hall do prédio de Administração do Setor de Tecnologia da UFPR, no Centro Politécnico, com parada obrigatória no Escritório Verde da UTFPR e chegada no Prédio Histórico da UFPR, na Praça Santos Andrade.
O desafio reuniu os principais meios de transporte utilizados no dia a dia da cidade: pedestres (caminhando ou correndo), bicicletas, motocicletas, carros (incluindo táxi e aplicativos como Uber e 99), transporte coletivo (ônibus), além de patinetes, skates, patins e veículos autopropelidos (patinetes elétricos, skates elétricos e bicicletas elétricas).
Também participaram pessoas com deficiência, utilizando diferentes formas de locomoção, como cadeiras motorizadas e corrida guiada para deficientes visuais.
Todos os deslocamentos foram monitorados por aplicativos de rastreamento. Os resultados serão analisados em três aspectos: tempo de deslocamento; custo para o usuário; e emissão de poluentes.
A iniciativa avalia a eficiência de diferentes meios de transporte em Curitiba, durante o horário de pico, em um percurso de aproximadamente 10 quilômetros.