domingo
Calçadão da XV é tomado por centenas de moradores e turistas em mais uma edição de Domingo no Centro. Sol ajudou. (Matheus Freitas)

O burburinho de gente, comum aos dias de semana, tomou conta do Centro de Curitiba neste domingo, 21. O sol e o calor de 28ºC presente a Capital inspirou curitibanos e turistas a ocuparem o Calçadão da Rua XV de Novembro, no Centro de Capital. Famílias inteiras tomaram conta do espaço onde foram realizadas atividades recreativas e apresentações artísticas.

Leia mais:

Moradores e turistas compareceram ao local onde ocorreu mais uma edição do Domingo no Centro, evento da Prefeitura, no trecho que vai do Bondinho da Leitura até a Praça Osório. O evento integra a programação do Festival da Primavera. Música, gastronomia, oficinas, brincadeiras e serviços gratuitos fizeram parte da agenda que atraiu centenas de pessoas para o coração da cidade.

Centro de Curitiba e o burburinho de gente no Festival da Primavera

Esse foi o primeiro fim de semana do Festival Primavera, com a abertura na sexta, 19, e apresentações musicais. A edição de 2025 do Festival é a primeira realizada em Curitiba. Até o dia 12 de outubro, turistas e moradores encontrarão lazer, arte e cultura nos parques e praças da Capital.

A estimativa aponta que mais de 140 mil pessoas circulam diariamente pelo calçadão da Rua XV, polo central de compras e serviços na Capital paranaense.

Vanessa Rosas, que há um ano e meio trocou Manaus por Curitiba em busca de mais oportunidades e segurança, foi uma das pessoas que aproveitaram a programação deste domingo. Moradora do bairro Caiuá, ela levou o filho Levi, de 5 anos, para aproveitar as atividades lúdicas e culturais. 

“Adoro, venho para descontrair. Essa já é a terceira vez que participo. É bom para sair da rotina e aproveitar um tempo de qualidade com o meu filho”, contou.

O domingo ensolarado também levou a família de Márcia Oliveira, que esteve acompanhada do marido Carlos e da filha Emanuele, moradores do Centro. Além de conferir as atrações musicais e gastronômicas, eles decidiram experimentar a auriculoterapia, técnica terapêutica que estimula pontos específicos da orelha para aliviar dores, tratar ansiedade e melhorar o equilíbrio do organismo. 

“Não conhecia a técnica e resolvi aplicar para tratar a ansiedade. É muito bacana termos opções de lazer e também de saúde gratuitas bem pertinho de casa”, disse Márcia.

Palco principal agitou a população com música

O palco principal, comandado pela Rádio MIX, animou o público com uma seleção de pop e rock. As ruas do entorno receberam jogos e brincadeiras promovidas pela Secretaria Municipal do Esporte, oficinas culturais, atividades interativas.

A gastronomia teve espaço garantido, com food trucks, feira de artesanato, economia solidária e a presença do município de Mandirituba, que apresentou um pouco de sua cultura e culinária. Serviços como o Sine Móvel, oferecendo oportunidades de emprego, e o Urbs Móvel, com atendimentos relacionados ao transporte coletivo, também ficaram disponíveis ao público.

Outro destaque foi a edição especial da Visita Guiada Caminhando através do Passado, conduzida pela especialista em patrimônio Clarissa Grassi, que revisitou a obra do escultor paranaense João Turin. O passeio terminou na Praça Santos Andrade, no mesmo dia em que o artista completaria 147 anos de nascimento, conectando história e memória à vivência contemporânea da cidade.

Ação integrada Curitiba de Volta ao Centro

Criado em março, durante as comemorações dos 332 anos de Curitiba, o Domingo no Centro integra o programa Curitiba de Volta ao Centro, considerado o maior projeto de revitalização da região central na história da cidade. A ação envolve modernização da infraestrutura, valorização cultural, conservação do patrimônio e segurança reforçada, reunindo esforços de diversas secretarias e órgãos municipais.

Nesta edição, o evento também contou com o apoio de patrocinadores privados, como a Rádio MIX e a B2G. O edital de patrocínio segue aberto para as próximas edições, programadas para novembro e dezembro.