
A empresária Birgit Marsili é a prova de que diversificação é a chave para o sucesso, mesmo para quem atua dentro de um mesmo segmento. Atenta a esse novo cenário e ao crescimento do mercado de lavanderias self-service no Brasil, Birgit decidiu expandir seus negócios.
Proprietária de duas marcas de lavanderias em Curitiba, ela não vê uma como concorrente da outra. Pelo contrário: as duas empresas, que operam em modelos de negócio distintos, atendem a públicos diferentes e se complementam em uma estratégia de crescimento.
A primeira, a Lavoutique Lavanderia & Costura, no mercado há 12 anos, é um negócio tradicional, com atendimento personalizado e equipe treinada para lidar com os mais variados tipos de roupas e tecidos.
Já a segunda, a Briller, é uma lavanderia self-service com máquinas de alta tecnologia, com foco em praticidade e preço acessível.
“O público da Briller é mais jovem, muitas vezes estudantes ou pessoas que moram sozinhas e que não tem tempo ou máquina de lavar em casa. É o cliente que entende a tecnologia e prefere a autonomia”, afirma a empresária.
Mudança de comportamento do consumidor norteou negócios
A mudança do comportamento do consumidor tem sido significativa, principalmente após a pandemia de Covid-19. O que começou como uma necessidade de adaptação, se consolidou como novos valores e prioridades.
Hoje, o consumidor busca mais do que um produto: ele quer facilidade, rapidez, comodidade e sustentabilidade. Esse conjunto de fatores fez com que algumas empresas repensassem a forma de operar e se relacionar com seu público.
A mudança no consumo após a pandemia não foi apenas uma adaptação, mas uma evolução. O consumidor de hoje é mais exigente, mais consciente e mais conectado. Ele valoriza o tempo, busca conveniência e exige que as marcas compartilhem de seus valores.
Para atender às necessidades destes clientes, a Briller oferece um espaço para coworking com Wi-Fi e tomadas, além de horários estendidos, de domingo a domingo. “O objetivo é que as pessoas possam otimizar seu tempo enquanto aguardam a lavagem de suas roupas”, explica Birgit.
Posicionamento e nova identidade
Apesar de serem do mesmo segmento, Birgit enxerga os dois negócios como operações com identidade, público e estratégia próprias. A decisão de criar uma marca separada foi estratégica. A empresária justifica que o posicionamento premium da marca Lavoutique não se alinhava com a proposta do atendimento self-service.
“O sucesso está na capacidade de entender as diferentes necessidades dos consumidores e oferecer um serviço customizado para cada um. A gente entendeu que o posicionamento da Lavoutique podia trazer confusão para os clientes que já estavam acostumados com o serviço personalizado”, relata.
A criação da Briller permitiu que a empresária atendesse a diferentes públicos, com propostas únicas, adaptando-se às mudanças de mercado e garantindo que o serviço de lavanderia, seja ele tradicional ou self-service, continue sendo relevante e essencial para todos os consumidores.
“A terceirização de serviços é uma realidade crescente no Brasil. É importante que estejamos sempre atentos ao que o mercado necessita para buscarmos alternativas para atender todas as demandas’, finaliza Birgit.
Serviço:
Lavoutique Lavanderia & Costura
Confira o endereço mais próximo em: https://www.lavoutique.com/
Briller Lavanderia Self-Service
Rua Fioravante Dalla Stella 66, Cristo Rei (dentro do Supermercado Condor)
Horário de funcionamento: de segunda a sábado das 7h30 às 22h e, aos domingo, das 8h às 21h
Site: https://brillerlavanderia.com/