
A duplicação de 26 quilômetros da PR-423, que liga Araucária a Campo Largo, na Região Metropolitana de Curitiba, começa na próxima segunda-feira (18). A obra, realizada pela concessionária Via Araucária, tem previsão de conclusão para fevereiro de 2027.
Conhecida como Rodovia Engenheiro Adolar Schultze, a PR-423 é estratégica para o transporte de cargas pesadas, conectando a BR-476 em Araucária às BR-277 e BR-376 em Campo Largo, e ajudando a reduzir o tráfego de caminhões na capital.
A licença para a execução foi emitida pelo Instituto Água e Terra (IAT). As equipes de obras e engenharia já estão em mobilização para o início dos trabalhos.
Nesta primeira etapa, será duplicado um trecho entre os kms 9 e 35, incluindo dispositivos de acesso e retorno em desnível nos seguintes trechos:
*km 10+550, conectando a Av. das Nações à Rua Luz Armando Ohpis, em Araucária;
* km 12+800, conectando à Rua Cesário Furman;
* retornos previstos nos km 20 e km 24;
* novo dispositivo em desnível no km 34+000, na Rua Teodoro Augustyn;
* novo dispositivo em desnível no km 35+200, conectando a Av. Fritz Ervin Schmidt à Rua Dom Pedro II, em Campo Largo.
Os benefícios da obra incluem, além de duas pistas em cada sentido, acostamento, canteiro central, iluminação em diversos pontos, o que vai reduzir muito o risco de acidentes.
Comunicação antecipada – A concessionária fará a comunicação antecipada de desvios e interdições que possam impactar nos trajetos de ônibus e outros veículos, com croquis detalhados e sinalização no local. Além disso, a Via Araucária vai divulgar aos usuários, ao poder público e outras entidades representativas todas as intervenções previstas no trecho com pelo menos uma semana de antecedência.