
Com o feriado do Dia do Trabalho na quinta-feira (1°), as agências bancárias não estarão abertas para atendimento presencial ao público. Na sexta-feira (2) o atendimento ao público nos bancos segue normalmente nas localidades onde não há feriado estadual ou municipal ou há ponto facultativo. As informações são da Febraban.
As compensações bancárias não serão efetivadas no dia 1°, incluindo a TED. O PIX, que funciona 24 horas todos os dias e feriados, poderá ser feito normalmente.
Boletos de cobrança e contas de consumo (água, energia, telefone, entre outros) com vencimento no feriado (1°) poderão ser pagos, sem acréscimo, no dia 2, sexta-feira, nas localidades onde não há feriado. O sábado não é considerado dia útil e, por essa razão, não há liquidação financeira.
Já no caso dos tributos e impostos, caso vençam nos dias em que não há compensação bancária, é necessário que o pagamento seja antecipado, para evitar a incidência de juros e multa.
Meios eletrônicos dos bancos são alternativa
Os meios eletrônicos são uma alternativa prática e extremamente segura aos clientes, que podem usar tanto as áreas de autoatendimento nas agências disponíveis como os canais digitais dos bancos (celulares e computadores) para a realização de transferências e pagamento de contas, e demais serviços.
“Esses canais oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário. Internet banking, mobile banking e caixas eletrônicos podem ser utilizados para pagamento de contas, checagem de saldo e extrato e transferências, por exemplo. Banco por telefone e correspondente também estão entre as alternativas de atendimento”, explica o diretor-adjunto de Serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.
Boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos podem ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado).