Alta temporada vira isca para golpes de viagem; um em cada cinco brasileiros relata ter sido alvo

Redação Bem Paraná com assessoria
viagem

Tânia Rêgo/Agência Brasil

A alta temporada entre fim e início de ano, tem sido a isca preferida de cibercriminosos para aplicar golpes em viajante. Uma pesquisa da Norton, marca de cibersegurança, revelou que quatro em cada cinco (83%) dos brasileiros foram alvo de um golpe ao reservar uma viagem nas férias. No total, 8% dos brasileiros entrevistados ​​relataram ter detectado esse tipo de golpe em algum momento.

Entre as modalidades de golpe mais comuns estão: descontos e ofertas falsas de viagens (41%); agências falsas de viagem (33%); sites de reservas fraudulentos (29%); o malvertising (14%); e o phishing (11%). O impacto econômico também é significativo: 90% das vítimas relataram ter perdido dinheiro. A perda média entre as vítimas foi de R$ 2.375,98, sendo a maior registrada de R$ 25.000,00.

Os riscos não terminam ao chegar no destino. Durante a viagem, 8% dos entrevistados que caíram em golpes ao reservar viagens de férias enfrentaram problemas como: comprometimento de informações de cartões de crédito ou bancárias (37%); golpe de aluguel de carros (29%); golpes em plataformas como Airbnb e hotéis (27%); e acomodações inadequadas (17%). Além disso, 14% tiveram seus dispositivos hackeados ou comprometidos em redes Wi-Fi públicas.

Outro fator que agrava esses riscos é o uso excessivo e descuidado das redes sociais durante as férias. De acordo com a pesquisa, 6 em cada 10 entrevistados (60%) compartilharam demasiadamente informações nas redes sociais durante as férias. Especificamente, 37% postaram fotos de seus destinos de viagem e 32% marcaram outras pessoas nas publicações de férias sem pedir permissão. Da mesma maneira, 3 em cada 10 (31%) marcaram sua localização atual, 20% revelaram seus planos de viagem nas redes sociais e 14% postou foto de sua passagem (avião, trem ou ônibus) sem remover nenhuma informação pessoal – como nome, data de nascimento, entre outras.

Iskander Sanchez-Rola, Diretor de Inovação da Norton, recomenda que os viajantes tomem precauções para evitar cair em golpes, durante altas temporadas.

Entre as dicas do especialista estão:

Verificar a autenticidade de ofertas, serviços e vendedores antes de realizar transações.

Compartilhar experiências de férias nas redes sociais apenas após a viagem e evitar publicar informações em tempo real.

Não compartilhar dados pessoais de documentos de viagem.

Utilizar uma VPN para se proteger ao usar redes Wi-Fi públicas.

Com essas medidas de segurança, a Norton busca conscientizar os usuários sobre os riscos associados às viagens durante altas temporadas, incentivando práticas responsáveis para desfrutar das férias com segurança.

Metodologia

O estudo foi realizado online no Brasil pela Dynata em nome da Gen, entre os dias 2 e 11 de setembro de 2024, com 1.000 adultos maiores de 18 anos.

Sobre a Norton

A Norton é líder em cibersegurança e parte da Gen™ (NASDAQ: GEN), uma empresa global dedicada a promover a Liberdade Digital com uma família de marcas de consumo confiáveis. A Norton protege milhões de pessoas e famílias com soluções premiadas para dispositivos, privacidade online e identidade. Os produtos e serviços da Norton são certificados por organizações independentes de testes, como AV-TEST, AV Comparatives e SE Labs. A Norton é membro fundador da Coalition Against Stalkerware. Mais informações em Norton.com.