Mais uma marca de azeite teve a comercialização e consumo proibida pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). A Vale dos Vinhedos está proibida desde esta segunda, 7, e integra uma lista formada por 20 marcas do produto banidas do mercado brasileiro.
Leia mais:
Desde o início de 2024, o governo federal já proibiu lotes e marcas de azeite mais de 70 vezes. Os vetos ocorrem por conta de irregularidades encontradas que vão desde a importação irregular a falsificação do produto.
A fiscalização dos produtos pode ser feita tanto pela Anvisa quanto pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA). Oito marcas vetadas no Brasil estão na listagem de ambos. Cordilheira, Serrano, Alonso, Quintas D’Oliveira, Almazara, Escarpas das Oliveiras, Grego Santorini e La Ventosa.
Seis marcas foram apontadas como irregulares no ano passado. Os produtos apresentavam risco à saúde por conta da incerteza sobre a origem e composição. A Anvisa proibiu as seis marcas em maio deste ano, após pedido do Ministério da Agricultura, por irregularidades nos CNPJs das empresas embaladoras.
Em uma operação contra fraude de azeite extravirgem, realizada em março de 2024, agentes do MAPA encontraram produtos fabricados ou comercializados em estabelecimentos clandestinos e em condições de higiene inadequadas.
Quais são as irregularidades mais comuns?
- Importação e distribuição por empresas sem CNPJ no Brasil;
- adulteração/falsificação;
- presença de óleos vegetais no produto;
- não atendimento às exigências sanitárias para suas instalações;
- não atendimento a padrões de rotulagem;
- falta de licenciamento junto à autoridade sanitária competente;
- incerteza sobre origem ou composição do produto.
Marcas de azeite proibidas para consumo pela Anvisa
Vale dos Vinhedos
Serrano
Málaga
Campo Ourique
Grego Santorini
La Ventosa
Escarpas das Oliveiras
Almazara
Quintas D’Oliveira
Alonso
Serrano
Cordilheira
Villas Portugal
Villas Boas
Vale do Madero
Terrasa
San Martin
Miroliva
Castelo de Viana
Casa do Azeite
Belo Porto