
O balanço do meio do ano pode ser de grande valia para a empresas. Especialistas apontam esse momento como uma oportunidade de corrigir estratégia a fim de concluíram o ano com bons resultados. Desde a regulamentação da inteligência artificial no Brasil (PL 2338/2023), muitos processos em setores como saúde, segurança e, sobretudo, negócios vêm sendo aprimorados com IA.
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Com a chegada do meio do ano, diversas empresas brasileiras começam a divulgar seus resultados parciais, avaliar o desempenho e principalmente traçar metas e organizar a casa para o segundo semestre. Mesmo existindo há muito tempo, a personalização preditiva ganha ainda mais eficácia ao incorporar IA, contribuindo para que diversas áreas das empresas alcancem resultados crescentes.
Balanço do meio do ano
Feita por meio de aprendizado de máquina, a preditiva oferece maior escalabilidade às empresas. Sem depender da elaboração manual de regras e padrões para cada segmento, ela prevê preferências e comportamentos dos clientes. Ao se unir com a inteligência artificial, torna-se possível usar ferramentas capazes de processar grande volume de informações, ao mesmo tempo em que se obtêm respostas ágeis e flexíveis aos desafios do mercado.
Relevante para diversas áreas, desde o marketing digital na criação na segmentação automatizada de públicos para campanhas de e-mail e anúncios, até na área da saúde, na previsão de risco de doenças com base no histórico médico, no processo comercial essa técnica permite uma abordagem muito mais assertiva.
Segundo o especialista em otimização de processos comerciais, Antônio Carneiro, a personalização preditiva tem a função de prever o futuro e assim produzir uma vantagem competitiva. “Utilizar dados para antecipar comportamentos tornou-se uma vantagem competitiva essencial no mercado atual. Com estratégias baseadas em previsões, as empresas conseguem ajustar cada etapa do relacionamento com o cliente de forma mais inteligente e eficiente”.
Uma mistura de uma técnica boa com a tecnologia da inteligência artificial torna esse processo ainda mais escalável.
“Quando a comunicação é guiada por inteligência artificial aliada à personalização preditiva, ela se transforma em uma experiência realmente significativa para o consumidor. Ao analisar padrões de comportamento, preferências e interações em tempo real, a IA permite entregar mensagens altamente relevantes, no momento certo e pelo canal ideal. O resultado é uma conexão mais forte, aumento na percepção de valor e decisões mais assertivas por parte das marcas”,
finaliza Antônio.