Banco Central anuncia criação de sistema que permite fazer pagamentos pelo celular

Sistema visa reduzir os custos das operações bancárias

Redação Bem Paraná com Agências Online

Ao lado dos ministros Paulo Bernardo (Comunicações) e Tereza Campello (Desenvolvimento Social), o presidente do Banco Central, Alexandre Tombini, anunciou nesta segunda-feira a criação do Sistema de Pagamento Móvel, que permitirá fazer transferências e pagamentos pelo celular.

O novo sistema de pagamentos ainda precisa de legislação específica e, segundo Bernardo, o texto está em discussão na Casa Civil. A ideia, segundo ele, é que o texto seja encaminhado ao Congresso nos próximos dias.

“É uma necessidade. Precisamos reduzir os custos [das operações bancárias]”, afirmou. Segundo o ministro, “as operadoras vão ganhar, os bancos vão ganhar, mas acho que o grande benefício será a redução do custo para o consumidor”, defendeu.

Já o presidente do BC afirmou que a adoção de medidas para facilitar o acesso de pessoas que hoje estão fora do sistema financeiro é importante para a atuação do BC e o controle da inflação.

“Em uma sociedade plenamente incluída financeiramente, oscilações nas taxas de juros tendem a ter implicações mais fortes na expansão ou retração da demanda agregada facilitando e reduzindo o custo do controle da inflação”, enfatizou Tombini.