
O Departamento Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor do Paraná (Procon-PR), órgão vinculado à Secretaria da Justiça e Cidadania (Seju), teve aumento de 27% nos atendimentos realizados de janeiro a junho de 2025, em comparação com o primeiro semestre do ano passado. Ao todo, foram feitos 123.393 atendimentos nos primeiros seis meses do ano, sendo 53.158 presencialmente no Procon-PR e 70.235 registrados na plataforma consumidor.gov.br. Em 2024 foram 96.420. Os bancos respondem pela maioria das reclamações feitas por consumidores tanto no primeiro semestre de 2024 como no de 2025, somando 24.596 atendimentos online e 6.672 presenciais. Em segundo lugar aparecem as empresas de telecomunicação com 11.005 reclamações online e 2.492 presenciais. E em terceiro, comércio eletrônico, com 3.727 atendimentos pelo site e 172 presenciais.
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Também integram a lista de 2025 saneamento, cadastros de inadimplentes e instituições sem fins lucrativos. No ano anterior, além das já citadas, estavam no topo reclamações referentes a shoppings e canais de desconto e de fábricas de móveis e colchões.
Maior aumento nas reclamações no Procon do Paraná foram pela internet
Para efeito de comparação, a maior variação ocorreu no atendimento feito pela internet. Foram 46.282 registros online de janeiro a junho de 2024 e 70.235 de janeiro a junho de 2025, o que representa crescimento de 51,7%. Na sede do Procon-PR foram realizados 53.158 atendimentos presenciais, ante 50.138 nos primeiros seis meses do ano passado, uma alta de 6%.
Segundo Claudia Silvano, diretora do Procon-PR, o aumento de 27% no número de atendimentos é resultado da ampla divulgação dos canais acessíveis que o Procon-PR disponibiliza para a população. “É de suma importância a preocupação da Secretaria de Justiça e Cidadania e do Governo de Estado para que o atendimento facilite a jornada do consumidor. O trabalho do Procon-PR é de absoluta relevância porque diz respeito à cidadania”, afirma.
“Para facilitar esse acesso da população, o Procon diversificou os canais de atendimento, realizou mutirões de conciliação, publicou orientações contra golpes e tem ficado cada vez mais acessível, cumprindo assim seu papel de orientar, educar, proteger e defender os consumidores contra abusos praticados por fornecedores de bens e serviços”, diz o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, Valdemar Jorge.
Como fazer a reclamação
Para reclamar no Procon-PR, você pode utilizar o site Consumidor.gov.br para registrar sua reclamação de forma online, ou, se preferir, entrar em contato diretamente com o Procon-PR ou com o Procon municipal, caso sua cidade possua um. É importante reunir documentos como RG, CPF, comprovante de residência, notas fiscais e outros comprovantes da relação de consumo, conforme informações do Procon-PR.
Passos para registrar sua reclamação:
Reúna a documentação:
Separe cópias de documentos pessoais (RG, CPF, comprovante de residência) e documentos que comprovem a relação de consumo (notas fiscais, contratos, etc.).
Acesse o site Consumidor.gov.br:
Se a empresa reclamada estiver cadastrada no site, você pode registrar sua reclamação diretamente por lá.
Acompanhe sua reclamação:
Após registrar a reclamação, acompanhe o andamento no próprio site do Consumidor.gov.br ou no site do Procon-PR, se a reclamação foi registrada diretamente lá.