Economia abrasel

Bares e restaurantes do Paraná projetam crescimento de 20% das vendas no Carnaval

Redação Bem Paraná com assessoria

Divulgação/AEN/Geraldo Bubniak - Ação Integrada de Fiscalização Urbana (AIFU) na noite desta quinta (18) fiscalizando bares e restaurantes que estão descumprindo o decreto 774/20 da Prefeitura de Curitiba

O carnaval de 2025 promete ser agitado nos bares e restaurantes do Paraná. Uma pesquisa recente revelou que 73% das empresas projetam um faturamento maior no período em comparação ao mesmo período do ano anterior. Os dados são da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel/PR).

Dentre os empresários entrevistados, 64% acreditam que o crescimento deve chegar a 20%, enquanto 9% apostam em resultados ainda mais expressivos. Enquanto 18% esperam estabilidade nas vendas, e apenas 7% preveem uma queda nos resultados.

A pesquisa também abordou a questão da inflação. Um dado relevante é que 26% dos estabelecimentos não conseguiram aumentar os preços nos últimos 12 meses. Por outro lado, 64% realizaram reajustes conforme ou abaixo da inflação, enquanto 10% ajustaram os preços acima desse índice.

Fernando Menucci, presidente da Abrasel Paraná, destacou a importância deste levantamento, “As pesquisas da Abrasel, mais uma vez, oferecem uma importante visão sobre como estamos em comparação com o restante do Brasil. No mês de janeiro, os dados mostraram que, no Paraná, nossos índices estão melhores, e os empresários estão mais otimistas”.

Com um cenário otimista à vista, as expectativas para o Carnaval de 2025 são elevadas no setor alimentício paranaense. Empresários se preparam para atender a demanda crescente, oferecendo produtos e serviços variados que prometem enriquecer a experiência dos clientes e aquecer ainda mais a economia local durante as festividades.