Bike boys: é alternativo, sustentável e prático

Empresa de Curitiba, EcoBike Courier, já está presente em dez cidades do País

Bem Paraná

Um alternativa sustentável para entregas de produtos vem ganhando as ruas de Curitiba. Inspirada nos bikers messengers de Nova York, a EcoBike Courier, empresa curitibana criada em 2011, já conta com 30 profissionais circulando por Curitiba. O negócio cresceu e, atualmente, a franquia está presente em outras dez cidades pelo País, incluindo Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre.

Com as quatro possibilidades de serviço ofertadas (fixo, delivery, esporádico e campanha), a empresa também agrega benefícios para o meio ambiente. Já evitamos a emissão de 17 toneladas de gás carbônico (CO²) ao longo desses anos, garante Victor Ferraz, franqueado da marca.

Além de contribuir para redução de impactos ambientais, empresários que optam por incorporar o serviço à rotina da organização visualizam, nas entregas, um caminho para reforçar a identidade da empresa. Atualmente o portfólio de clientes da empresa conta com empresas como: TNT, HCor, BRMalls, Amil, Panvel, Natura, SESC SP, Seguros Unimed e mais outros 100 clientes de diferentes segmentos do mercado.

Com o know how adquirido em Curitiba, cidade que sedia a primeira unidade, a empresa conta com bikers distribuídos em pontos estratégicos de cada região e ainda proporcionam o benefício da redução de 30% nos custos do serviço, quando comparado aos tradicionais. Os ciclistas da EcoBiker já pedalaram mais de 6 voltas ao mundo em entregas.

Seleção

O processo de recrutamento, por sua vez, é rigoroso e começa com uma entrevista presencial, para avaliar as nuances no relacionamento interpessoal, sendo concluído no treinamento teórico e prático, com base nas decisões do biker no trânsito.

A postura adotada pelo ecobiker no trânsito tem reflexo direto na interação com os demais usuários. Por isso salientamos algumas práticas de segurança, como só pedalar em calçadas que permitem bicicletas e nunca na contramão, e se atentar, ainda mais, para cruzamentos, travessias elevadas e faixas de pedestre, explica Ferraz.

A empresa já recebeu prêmios pela qualidade e filosofia dos serviços prestados. No ano de 2012 foi eleita uma das três organizações mais sustentáveis do país pelo Greenbest.