SÃO PAULO, SP – O Bradesco colocou à disposição de seus clientes um caixa eletrônico que permite depósitos feitos em dinheiro, sem a necessidade de envelope. Com a tecnologia, os valores depositados são creditados imediatamente na conta de destino, de forma bem mais ágil do que no procedimento feito por envelopes, em que os depósitos são compensados apenas no dia seguinte. O terminal também é capaz de identificar se as cédulas são verdadeiras ou falsas.

O Bradesco foi o primeiro entre as maiores instituições financeiras do país a oferecer este serviço. A princípio, o banco disponibiliza a nova tecnologia apenas no Bradesco Next, localizado no Shopping JK Iguatemi, em São Paulo.

Segundo a assessoria de imprensa do Bradesco, ainda estão sendo estudados os locais onde também será disponibilizado o novo serviço. ‘Clientes e não clientes serão beneficiados com a transação, pois não será mais necessário ir até o caixa da agência para fazer um depósito para que o valor seja creditado no mesmo dia‘, diz Luca Cavalcanti, diretor de Canais Digitais do Bradesco, em nota.

RECICLAGEM

De acordo com o Bradesco, o novo terminal não faz a reciclagem do dinheiro, apesar de aceitar depósito de cédulas sem a necessidade de envelope. Assim, o dinheiro depositado diretamente no terminal do Bradesco fica armazenado e é posteriormente recolhido. Já na reciclagem as notas depositadas podem ser sacadas, em uma nova operação, por outro consumidor que vier a usar o mesmo caixa.

De acordo com consultores, a reciclagem do dinheiro exige uma reforma muito maior para o banco do que simplesmente substituir os caixas eletrônicos, pois requer controle individual de cada equipamento para saber quanto dinheiro entrou e quanto saiu. Alguns caixas recebem muitos depósitos e poucos saques, outros têm muitos saques e poucos depósitos. Nesses casos, não há um balanceamento entre a entrada e a saída de dinheiro, o que obriga o banco a manter um reabastecimento periódico, como é feito nos caixas atuais.