Executivos do Grupo Bradesco Seguros, a maior seguradora do Brasil, estiveram em Curitiba nesta semana para falar sobre a evolução das demandas do setor de seguros na região.
Em reuniões realizadas no Palácio Avenida e no centro de convenções do hotel Grand Mercure, ambos no Centro da cidade, as lideranças nacionais puderam escutar as percepções de corretores e entidades do setor sobre as demandas do dia a dia.
O Bem Paraná conversou com executivos nacionais do Grupo Bradesco Seguros para conhecer mais sobre como o trabalho realizado afeta a vida das pessoas.
Esses encontros reúnem parte importante da distribuição do grupo segurador, incluindo corretores de seguros e assessorias, visando um processo de melhoria contínua.
O diálogo constante é uma premissa importante para a seguradora, que é também uma das maiores da América Latina. Com atuação multirramo, o Grupo Bradesco Seguros conta com soluções em Seguro Auto, Residencial, Saúde, Dental, Vida, Previdência Privada, Capitalização e Ramos Elementares para pessoas físicas e também para o setor corporativo.
Estado estratégico
De acordo com Ney Dias, presidente da Bradesco Auto/RE, o Paraná é considerado como um estado estratégico para a seguradora. Afinal, a penetração de mercado é alta e o crescimento está acima da média nacional. Além disso, destacou que há a possibilidade de expansão.
“Curitiba também é estratégica. Além de ser um centro de negócios, abriga uma equipe significativa do grupo, incluindo áreas de operação, sinistro, subscrição, atendimento e digital”, diz.
No Paraná, por exemplo, o grupo segurador atua em todas as linhas de negócio, sendo líder no segmento de Vida; e também se destaca nos segmentos de Capitalização e Seguro Residencial.
Presidente da Bradesco Vida e Previdência, Bernardo Castello ressaltou a importância da ampliação da conscientização acerca da cultura do seguro.
“É uma questão de comportamento e nem é só do Brasil. Um estudo recente realizado na Europa mostrou que riscos que parecem distantes de acontecer acabam sendo subsegurados, ainda que estes adventos impactem significativamente na continuidade financeira das famílias e empresas”, afirma.
Equilíbrio entre humano e digital
O Grupo Bradesco Seguros alinha produtos completos à conveniência de uma experiência digital cada vez mais eficiente, por meio de uma estrutura multicanal, que inclui apps, portais, atendimento telefônico e a rede de corretores e agências do Banco Bradesco.
Ney acredita que, embora a tecnologia consiga fluir processos de atendimento, não se pode abandonar o atendimento humano. “A tecnologia tem possibilitado ter um atendimento melhor e mais rápido em vários aspectos, como por exemplo na redução do tempo de análise de sinistro”, reforça.
Bernardo afirma que ser “phygital” – físico e digital – faz parte de um princípio que permeia todas as empresas do grupo.
“Não podemos perder a essência humana no relacionamento, tanto com o cliente final, que é o nosso, digamos, bem maior, quanto com os nossos principais distribuidores, os corretores de seguros”.
Elsen Carvalho, CEO da empresa OdontoPrev, acredita que a tecnologia ajuda a dar fluidez a jornada do consumidor.
“O corretor faz o papel consultivo na hora da venda e, aliando isso aos nossos recursos digitais, a contratação em si acaba se tornando mais fácil – para o parceiro de negócios e para o cliente final. Além disso, conseguimos proporcionar um atendimento mais rápido e simplificado, na hora que o beneficiário precisa nos acionar, o que é muito importante”.
Os executivos também ressaltaram que a seguradora busca otimizar o trabalho dos corretores fornecendo dados de CRM, para identificação do perfil do cliente e do produto mais adequado, aumentando a eficácia das vendas.
Diretor comercial da Bradesco Saúde, Flávio Bitter, ressalta, também, a constante melhoria da jornada para o cliente da área da Saúde, que atualmente é um das que mais consome os serviços digitais.
“Hoje, 95% de todos os processos de reembolso já são realizados por meio do aplicativo. Por isso é tão importante que a jornada seja fluida para o beneficiário”.
Operação Emergencial
Uma mobilização realizada pela Bradesco Seguros é a Operação Emergencial de Tratamento de Sinistros , que visa atender, em caráter de urgência, a todos os clientes de seguros de patrimônio em caso de enchentes e desastres naturais. Desde que foi iniciada, em 2015, já houve 45 operações como essa.
“Momentos de eventos climáticos severos, que, infelizmente, vêm acontecendo com mais frequência, exigem agilidade operacional e preparação técnica. Nosso objetivo é estar ao lado do cliente quando ele mais precisa, oferecendo apoio, clareza e soluções reais”, conta Ney Dias, que afirma que a seguradora foi uma das primeiras a oferecer cobertura de alagamento.
Crescimento do agronegócio
Com presença estratégica frequente em feiras agro do Brasil como a Coopavel, a Bradesco Seguros tem conseguido crescer no agronegócio. No segmento de equipamentos, por exemplo, a empresa conseguiu crescer 22% no semestre em número de apólices, mas a taxa de penetração do seguro neste ramo ainda é pequena, embora ele seja vital para evitar a quebra dos agricultores em anos de problemas.
Já na frente de Saúde, a Bradesco Saúde vem trabalhando para oferecer produtos cada vez mais adequados às necessidades de cada região, investindo também em rede referenciada, visando atender à crescente demanda.
Faturamento
Atuando em diversas frentes de negócios, o Grupo Bradesco Seguros é composto por empresas de Vida e Previdência, Saúde e Dental, Auto e Ramos Elementares e Capitalização, alinhando produtos completos à conveniência de uma experiência que alia a consultoria do corretor à facilidade de um processo digital.
Só no ano passado, o faturamento do Grupo foi de R$ 121,1 bilhões. O crescimento foi de 13,6 % em relação a 2023. No primeiro semestre de 2025, o lucro líquido foi de R$ 4,737 bilhões, 14,2% acima do mesmo período do ano anterior, com participação de mercado de 23%.
Esses resultados foram impulsionados pela atuação de mais de 40 mil corretores em todo o país.
Para a Seguradora, os corretores são protagonistas na jornada de proteção à sociedade e, por meio desse diálogo constante, possibilitam à empresa evoluir de forma alinhada às reais necessidades de seus clientes.