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Fachada loja do Nacional em Curitiba/Reprodução Google Maps

O Grupo Carrefour Brasil informou nesta terça-feira, 3, que assinou acordos para alienação de 8 lojas de supermercados da bandeira Nacional localizadas na cidade de Curitiba, no Paraná. Quatro lojas foram para a rede Muffato e outras quatro para o Festval.

As lojas do grupo francês que hoje ostentam a bandeira Nacional nasceram Mercadorama, uma das marcas paranaenses de grande prestígio criada em 1965 pela família Demeterco e vendida no início dos anos 2000 para o Grupo Português Sonae.

Em fato comunicado enviado à Comissão de Valores Mobiliários (CVM) a empresa destaca que as transações fazem parte da estratégia do Grupo para simplificar e agilizar suas operações do segmento Varejo, focando em seu negócio principal de lojas de grandes formatos. O Grupo Carrefour Brasil planeja desinvestir todas as lojas de supermercados das bandeiras Nacional e Bom Preço (64 lojas no total).

Segundo a empresa, 47 lojas da bandeira Nacional, localizadas na região Sul do Brasil, e as 17 lojas da bandeira BomPreço, localizadas na região Nordeste do Brasil, entregaram R$ 1,5 bilhão de vendas brutas nos últimos 12 meses encerrados em setembro (1,3% das vendas brutas totais do Grupo e 6% das vendas brutas do segmento Varejo) com contribuição negativa de R$ 42 milhões no Ebitda (pós-IFRS). Dessas 64 lojas, 11 são de propriedade da companhia e 53 são alugadas. As despesas com aluguel dessas lojas somaram R$65 milhões nos últimos 12 meses encerrados em setembro de 2024.

A companhia espera levantar cerca de R$ 400 milhões com a venda dessas lojas. Até o momento, o Grupo Carrefour Brasil já assinou compromissos firmes para venda de 7 lojas BomPreço e 8 lojas Nacional por um valor que representa uma porção material do total esperado.

A provisão para despesas de caixa e não caixa relacionadas a esta transação serão contabilizadas nos resultados do quarto trimestre de 2024. As despesas caixa de desmobilização, que incluem markdowns, custos de indenização e taxas de rescisão, devem ser mais do que compensadas pela entrada de caixa da venda dos 64 ativos ao longo de 2025.

As despesas não caixa incluem despesas com impairment de ativos e marcas. As transações estão sujeitas a aprovações regulatórias, entre outras condições precedentes.

Após a conclusão deste plano de desinvestimento, que está previsto para acontecer no primeiro semestre de 2025, a companhia deverá manter 21 lojas de supermercado rentáveis localizadas em regiões estratégicas e operadas sob a bandeira Carrefour Bairro. “O Grupo Carrefour Brasil continua executando sua estratégia com foco na maximização do retorno dos nossos ativos”, afirma.

Grupo Muffato

Nesta terça o Grupo Muffato também anunciou “que concluiu com sucesso a negociação de quatro pontos comerciais, em Curitiba, que operavam com a bandeira Nacional, antigo Mercadorama”.
A empresa negociou os ativos com o Carrefour Brasil, em transação a ser aprovada pelo Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).
“A partir da aprovação, o processo de transferência dos ativos deve ocorrer no menor tempo possível. Os pontos passarão a operar com a bandeira Super Muffato, que imprimirá um conceito moderno e dinâmico às unidades, inserindo-as no plano de expansão de 2025”.
As novas lojas do Super Muffato serão instaladas em endereços estratégicos, que são referência para os curitibanos, e acentuarão os laços entre a marca e a cidade.
“Com a conclusão dessas aquisições, reforçaremos nossa presença em Curitiba, reiterando nosso desejo de construir um varejo que valoriza pessoas e suas experiências. A oportunidade de atuar em pontos tradicionais, agregando valores e promovendo renovação, traz uma grande motivação a toda nossa equipe”, afirmam Ederson e Everton Muffato, diretores do Grupo Muffato.
Festval

O Festval também fez o anúncio nesta terça-feira (03) da negociação para aquisição de quatro lojas do Supermercado Nacional em Curitiba, que pertenciam ao Grupo Carrefour Brasil. As unidades estão localizadas nos bairros Juvevê, Bacacheri, Rebouças e no Centro, na Praça Osório.

A negociação faz parte do projeto de expansão do Festval, que visa ampliar sua atuação em Curitiba e Região Metropolitana, fortalecendo a presença da marca e proporcionando aos clientes ainda mais conveniência e qualidade em suas compras.

Com essa expansão, o Festval estima a geração de aproximadamente 800 novas vagas de emprego, contribuindo diretamente para a economia local, com novos postos de trabalho, incremento de renda e arrecadação de impostos para a cidade de Curitiba.

Carlos Beal, diretor Comercial e de Marketing do Festval, celebrou essa nova conquista, destacando a trajetória da empresa desde sua fundação. “Essa nova etapa é um motivo de grande orgulho para toda a Família Beal. Nossa história começou em Cascavel, marcada por muito trabalho e dedicação. Hoje colhemos os frutos desse esforço coletivo. Essa conquista só foi possível graças ao compromisso de nossos colaboradores, à parceria com fornecedores e à confiança dos nossos clientes, que são a verdadeira razão do nosso trabalho”, destacou.

SOBRE O FESTVAL

A Cia. Beal de Alimentos foi fundada em 1972, em Cascavel. Em 2003, adquiriu a marca Festval de Supermercados, consolidando a expansão da rede, que hoje é referência em qualidade e atendimento no setor varejista, com lojas em Curitiba, São José dos Pinhais, Pinhais e Cascavel.