Nesta sexta-feira (16), na Central de Armazenagem da Itaipu, o diretor-geral brasileiro da Itaipu Binacional, Jorge Miguel Samek, fará a entrega do primeiro lote de carrinhos de coleta de materiais recicláveis movidos a eletricidade. Os carrinhos foram desenvolvidos pela Plataforma Itaipu de Energias Renováveis, do Parque Tecnológico Itaipu (PTI), em parceria com a empresa Blest Engenharia, de Curitiba.  

Nesta primeira etapa serão entregues 18 unidades, duas para cada um dos nove barracões de armazenamento e triagem de materiais recicláveis de Foz do Iguaçu. Para 2008 está programada a produção e entrega de 50 carrinhos, dos quais 35 ficarão na região da Bacia Hidrográfica do Paraná 3 (BP3) e 15 irão para o Movimento Nacional de Catadores de Materiais Recicláveis (MNCMR).

A tecnologia foi desenvolvida pela Plataforma Itaipu de Energias Renováveis, que conta com a participação de instituições de ensino, entidades privadas e governamentais do oeste do Paraná para o emprego de fontes geradoras sustentáveis, especialmente o biogás, a energia solar, eólica e hidráulica.

Os carrinhos são construídos pela Blest Engenharia, especializada em circuitos elétricos, e custeados e doados pela Itaipu Binacional às associações e cooperativas de catadores. Para a produção das 50 unidades previstas para 2008, a Itaipu repassou recursos via Cooperativa dos Agentes Ambientais de Foz do Iguaçu. Os primeiros protótipos desses veículos foram apresentados ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva em São Paulo em dezembro de 2007 e doados ao MNCMR.

O carrinho elétrico substitui a tração humana em boa medida, pois os catadores, com seus carrinhos convencionais, passam a fazer a coleta nas residências e nos estabelecimentos e a entregar os materiais aos carrinhos elétricos para que estes os conduzam até os barracões, ou centros de triagem.

Como funciona – Com motor elétrico de 1,0 hp, o veículo elétrico para catadores tem capacidade para transportar 300 quilos de carga. Sua autonomia é de 4 a 5 horas de movimento contínuo. O carrinho é equipado com duas baterias de 150 amperes. A recarga completa da bateria leva em torno de 6 horas. O acionamento do motor e o controle de velocidade são feitos manualmente apertando dois botões localizados no guidão.

As dimensões e características do carrinho elétrico são semelhantes às dos convencionais, de tração humana ou animal. Mede 2,10 metros de comprimento por 2,10 metros de altura e 95 centímetros de largura. A carroceria é fabricada em esquadria de ferro e tela metálica, bem resistente para o transporte de carga. A gaiola é removível, podendo ser retirada para facilitar o descarregamento. O único “opcional” que diferencia o carrinho elétrico dos convencionais é um toldo que protege o condutor do sol e da chuva.

Além de facilitar muito o trabalho do catador, o carrinho elétrico garante maior segurança, pois é equipado com setas de sinalização eletrônica e o guidão protege o condutor contra riscos de atropelamento no trânsito.

Trata-se, enfim, de algo simples e relativamente barato. Um carrinho completo custa R$ 3.000,00, mas só o conjunto com motor e sistema de transmissão, que pode ser instalado pelo usuário, custa R$ 1.500,00.