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“Cereja do bolo” do turismo de lazer, atrações de Natal já movimentam hotéis em Curitiba

No ano passado, cidade recebeu 400 mil turistas em dezembro. Agora, expectativa é ainda maior

Rodolfo Luis Kowalski
TURISMO

Turismo em alta: Curitiba deve fechar 2025 tendo recebido cerca de 3 milhões de visitantes, e Natal promete ser a cereja do bolo (Foto: Franklin de Freitas)

O turismo de Curitiba vive um momento aquecido. Depois de receber 1,8 milhão de visitantes ao longo de 2024, a expectativa é fechar 2025 com aproximadamente 3 milhões de turistas passando pela cidade, um crescimento de quase 67%. E com o final de ano chegando, aproxima-se também aquele que promete ser a “cereja do bolo” do turismo e da agenda cultural da cidade. São as festividades de Natal, que já estão movimentando os hotéis da cidade, que esperam uma boa taxa de ocupação no último mês do ano.

No ano passado, por exemplo, dezembro já foi o mês com maior movimentação turística na cidade. Na ocasião, quase 400 mil visitantes passaram pela cidade ao longo de um mês. Só que para 2025 a agenda natalina está ainda mais incrementada. O grande destaque será um espetáculo para toda a família, o show Disney Celebra: Um Natal Inesquecível, que ocorrerá de 16 a 23 de dezembro. O projeto conta com três momentos especiais — show ao vivo, Disney+ Open Air (sessão de filme gratuita ao ar livre) e Parque Mágico (atrações e ativações) —, além da maior árvore de Natal da história curitibana.

“Com festas de fim de ano para toda a família, temos uma estimativa de um aumento de 15% na ocupação durante o mês de dezembro, em relação ao ano passado”, afirma o diretor do hotel NH Collection Curitiba, Antonio Albuquerque. A expectativa dele, inclusive, é similar à de João Biancardi, Diretor de Marketing e Qualidade do Grupo Mabu.

“A gente já está numa curva de reservas forte pro final de ano e estamos com mais reservas do que no ano passado. A expectativa é de um aumento na casa de 10 a 15% em 2025 na comparação com 2024”, diz Biancardi, citando que a procura em Curitiba tem sido grande não só para dezembro, mas também para outubro e novembro. “Então não são só as novas atrações que estão puxando esse movimento, mas isso pode ter colaborado para essas buscas que temos”, aponta ainda ele.

Gig tripping também impulsiona s visitas à cidade

Além das atrações natalinas, outro movimento que explica o “boom” turístico na cidade é o chamado gig tripping. O termo, que une as palavras gig (show) e tripping (viajar), surgiu a partir de uma tendência mundial, na qual pessoas aproveitam o desejo de viver experiências únicas e ver o show de seus ídolos para também “turistar” pelos locais onde ocorrem as apresentações musicais e festivais.

Em 2025, Curitiba já recebeu 36 shows de grande porte. Além disso, nas próximas semanas e meses ainda ocorrerão apresentações de nomes como Luan Santana, Billy Idol, Guns N’Roses e Linkin Park. E com a cidade recebendo cada vez mais eventos nacionais e internacionais, o setor de hospedagem espera um aumento no fluxo de turistas.

O diretor do hotel NH Collection Curitiba destaca que, no mês de setembro, o hotel teve um crescimento de 11% de hóspedes. Isso veio alinhado à tendência de gig tripping, que viajaram por conta das performances internacionais realizadas em Curitiba. “Nossa taxa média de ocupação em dias de show é de 85%. Normalmente, os check-ins ocorrem no dia do evento e os check-outs, um dia depois. Dessa forma, é possível determinar uma média de quartos que serão reservados e o tempo médio de permanência, o que permite uma organização antecipada para atender à alta demanda.”

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