
Cidade mais motorizada do Brasil, com um total de 1.422.725 veículos (0,74 veículo por habitante, em média, ou dois veículos para cada três habitantes, aproximadamente), Curitiba inaugura nesta quinta-feira (29) a sua primeira unidade da Escola do Mecânico, uma rede especializada na formação e capacitação de profissionais para o setor de reparação automotiva.
Na contramão da crise econômica, o movimento nas oficinas mecânicas tem crescido nos últimos anos, o que fez crescer também a procura por profissionais qualificados. Desde 2011, inclusive, a Escola do Mecânico já formou 14 mil alunos e a expectativa é chegar ao final de 2019 com 27 mil profissionais formados. A escola em Curitiba será ainda a 30ª a ser inaugurada em todo o país.
Segundo Peterson Kolling e Filipe Fonseca, sócios da franquia em Curitiba (eles ainda contam com um terceiro sócio, Jaime Kolling), a ideia de abrir a unidade na Capital surgiu a partir do sucesso que eles experimentaram com a loja em Porto Alegre (RS), inaugurada há um ano e cinco meses.
“Olhamos o potencial de Curitiba, que é muito grande. É uma cidade que já tem a cultura automobilística. Diversas montadoras estão aqui, tem um dos mais importantes autódromos do país”, aponta Filipe. “Como o Jaime também já tem lojas voltadas parao mercado automobilístico na cidade, resolvemos chamar ele e apostar no negócio”, complementa.
A escola, localizada na Avenida Marechal Floriano Peixoto (nº 4873, no bairro Hauer), dispõe de cursos de formação e especialização em Mecânica Automotiva e várias opções de qualificação, como Lubrificação e Troca de Óleo, Elétrica e Injeção Automotiva, Mecânica de Motocicletas, Gestão de Negócio e Balconista de Autopeças. As aulas começam em setembro e, além das salas de aula, a escola possui um pátio dotado de equipamentos e ferramentas que simulam a realidade de uma oficina mecânica.
“Está sendo fantástica (a repercussão). É um mercado com carência muito grande. Pessoal saindo do colégio, quer entrar na área, mas não sabe por onde começar”, aponta Peterson. “Desde que começamos há divulgação em mídias sociais, há 15 dias, já apareceram 400 pessoas interessadas. Nossa expectativa é alcançar a marca de 300 alunos até o final do ano”, emenda.
Um dos diferenciais da rede é o projeto “Emprega Mecânico”, que conecta os alunos com as vagas de empresa do setor. Com vários parceiros, como concessionárias de veículos, que buscam funcionários em nossa base de alunos, a Escola do Mecânico criou ferramenta única e exclusiva para ser o elo entre o aluno e a empresa contratante.
Nesse espaço, um portal online e aplicativo, todos os alunos e ex-alunos podem incluir seus currículos e buscar vagas de emprego.
“O aluno se matricula e já ganha acesso ao app, gratuitamente, e coloca ali as qualificações. Pegamos também as vagas disponíveis (no mercado) e cruzamos com os perfis de nosso alunos,. As empresas também procuram a gente por indicações, para saber mais sobre um aluno cujo perfil interessou”, explica Peterson.