Cinco golpes no Carnaval: saiba como escapar das armadilhas da folia

Redação Bem Paraná

Pagamento em cartão.

O Carnaval é momento de festa, mas também de golpes. Os criminosos aproveitam a alegria dos foliões e a grande concentração de pessoas para aplicar golpes, furtar e roubar.

Leia mais

Walter Faria, diretor-adjunto de serviços da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), diz que é preciso muito cuidado durante os desfiles dos blocos de rua.  “Em festas com aglomeração de pessoas, como o carnaval, criminosos aproveitam para furtar celulares e também apostam na distração dos foliões na hora dos pagamentos com cartão para trocá-los ou aplicar o golpe da maquininha. Golpistas que trabalham como vendedores prestam atenção quando você digita sua senha na maquininha e depois trocam o cartão na hora de devolvê-lo. Com o cartão e a senha fazem compras usando seu dinheiro”, alerta.

“Boa Noite Cinderela”

Os golpistas colocam substâncias em bebidas ou alimentos para drogar a vítima e roubar seus pertences. Não aceite bebidas de estranhos e não deixe seu copo sem supervisão;

Golpe da maquininha

Os golpistas adulteram máquinas de cartão para roubar dados dos clientes. Então, verifique se a maquininha não foi adulterada e confira o valor da transação antes de digitar a senha. O pagamento por aproximação é uma conveniência que muitos foliões utilizam durante o Carnaval. No entanto, para garantir maior segurança, a Febraban recomenda cadastrar os cartões de crédito na carteira digital do smartphone e realizar pagamentos diretamente pelo celular. Essa prática reduz o risco de clonagem de cartões, uma vez que os dados do cartão físico não são expostos.

Golpe do beijo

Os golpistas se aproximam da vítima e a beijam para furtar seus pertences. O ideal é guardar os pertences mais valiosos, celular, cartões, dinheiro, em uma bolsa perto do corpo, chamada popularmente de “doleira”.

Golpe de arrumar confusão

Criminosos criam confusões para distrair as vítimas e furtar seus pertences. Afaste-se de tumultos e proteja seus pertences.

Golpes com ingressos falsos

Criminosos vendem ingressos falsos para festas e eventos. Compre ingressos apenas em sites oficiais ou pontos de venda autorizados