
As famílias paranaenses deverão gastar cerca de R$ 539,14 bilhões ao longo deste ano. É o que revela o anuário IPC Maps 2025, especializado há mais de 30 anos no cálculo de índices de potencial de consumo nacional. Na comparação com o ano anterior, quando os consumidores movimentaram R$ 493,6 bilhões, a expectativa é de um crescimento de 9,2%. Isso permitirá ao Paraná manter o posto de quinto maior mercado consumidor de todo o país. O estado é responsável por 6,6% do consumo nacional, estimado em R$ 8,15 trilhões para 2025.
Analisando o panorama brasileiro, Marcos Pazzini, sócio da IPC Marketing Editora e responsável pela pesquisa, aponta que a “melhoria dos níveis de emprego com carteira assinada proporcionou uma garantia de renda ao trabalhador, refletindo diretamente na escalada dos valores de consumo”. Isso explicaria porque, mesmo com a elevada taxa de juros e a alta da inflação, o cenário é de otimismo para o consumo.
Habitação, veículo próprio e alimentação são os principais gastos
Com relação aos hábitos de consumo, as preferências dos consumidores na hora de gastar seu dinheiro continuam sendo para a categoria de veículo próprio, cujas despesas devem somar R$ 73,07 bilhões em 2025, comprometendo 13,6% do orçamento familiar dos paranaenses.
Ainda assim, os itens básicos são prioridade. Prova disso é que 21% dos desembolsos (R$ 113,26 bilhões) destinam-se à habitação (incluindo aluguéis, impostos, luz, água e gás). Na sequência, com 20,8% (ou R$ 112,4 bi) aparece a categoria “outras despesas”, que inclui serviços em geral, reformas e seguros, entre outros.
Os gastos com alimentação no domicílio, por sua vez, podem chegar a R$ 41,32 bilhões (7,7%). Além disso, os paranaenses também devem gastar outros R$ 19,39 bilhões com alimentação fora do domicílio, o equivalente a 3,6% do orçamento familiar. Outras despesas relevantes ainda são os gastos com materiais de construção (2,97% ou R$ 15,99 bilhões), medicamentos (2,6% ou R$ 14,13 bilhões), educação (2,57% ou R$ 13,87 bilhões) e higiene e cuidados pessoais (2,5% ou R$ 13,5 bilhões).
Curitiba está entre os principais mercados do país
Entre os municípios paranaenses, Curitiba é o principal destaque. Com um potencial de consumo avaliado em R$ 107,32 bilhões, a capital paranaense se destaca como o quinto maior mercado do país. Fica atrás apenas de São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF) e Belo Horizonte (MG). Os principais gastos dos curitibanos seriam com “outras despesas” (R$ 27,88 bilhões). Habitação (R$ 22,56 bilhões), veículo próprio (R$ 15,97 bilhões), alimentação no domicílio (R$ 8,16 bilhões), alimentação fora do domicílio (R$ 4,19 bilhões), materiais de construção (R$ 3,56 bilhões) e educação (R$ 3,21 bilhões) aparecem na sequência.
Além da Capital, outros destaques do Paraná são as cidades de Londrina e Maringá. Com potenciais de consumo de R$ 30,32 bi e R$ 22,99 bi, os municípios na região norte do estado ocupam a 32ª e 46ª posição no ranking nacional. Na sequência aparecem ainda as cidades de Cascavel, no oeste paranaense (com R$ 17,89 bi e o 57º lugar no país); Ponta Grossa, nos Campos Gerais (com R$ 17,39 bi e o 63º lugar); São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba (com R$ 16,19 bi e em 73º); e Colombo, também na RMC (com R$ 11,38 bi, em 118º).