Com nova estratégia, Monetali promete economia além dos tributos

Em novo posicionamento de mercado, a empresa paranaense agora foca em otimizar custos de pessoal, produção, energia e financeiro, além dos tributos

.
unnamed (3)

Foto: Divulgação

Conhecida por seu trabalho em gestão de impostos e otimização tributária, a Monetali está ampliando sua atuação. A paranaense acaba de anunciar um novo posicionamento estratégico que visa reduzir custos operacionais em áreas como RH, produção, energia e finanças, além de manter sua forte atuação no segmento tributário. A promessa é clara: ajudar empresas a melhorar a rentabilidade com soluções de redução de custos.

Ronison Leal e Amanda Braga, os fundadores, lembram que o cenário era bem diferente há oito anos no mercado tributário. “Quando começamos, a recuperação de impostos era pouco explorada e mal compreendida ainda. O mercado era praticamente nosso, e a demanda parecia não ter limites”, contam. Essa trajetória mudou com o aumento da concorrência e a maior familiaridade do mercado com serviços tributários, especialmente após a pandemia de 2020.

Agora, a empresa se prepara para uma nova transformação. O foco deixa de ser exclusivamente tributário para abranger outras áreas críticas do orçamento empresarial. Entre as novidades estão serviços voltados à otimização de custos com benefícios para colaboradores, tecnologias que diminuem custos operacionais, melhor uso e consumo de energia elétrica e renegociação de financiamentos. Segundo a Monetali, as soluções são desenvolvidas para oferecer economia sem comprometer a qualidade e eficiência.

A Monetali também está desenvolvendo, em parceria, novos produtos para lançamento no primeiro semestre de 2025, voltados para áreas como custos de produção, vale-transporte e benefícios trabalhistas. Ainda há pelo menos outras três soluções estão em desenvolvimento e devem ser lançadas nos próximos dois anos.

KickOff 2025 da Monetali em Curitiba. Foto: Divulgação

No último evento da companhia, Leal reuniu diretores e executivos de 16 estados, onde foi apresentado ao time a estratégia do ano e contou mais sobre o futuro, demonstrando também abertura para novas mudanças e possibilidades. “Estamos avaliando aquisições estratégicas que possam complementar nosso portfólio. Se surgir uma oportunidade para expandir ou até mesmo diversificar nossa atuação, não hesitaremos”, diz.

Com esse reposicionamento, os fundadores esperam atrair empresas que ainda têm receio de adotar soluções fiscais, mas que enxergam na gestão de custos operacionais uma necessidade urgente para manter a competitividade no mercado.

A estratégia é ambiciosa e coloca a empresa em um território onde eficiência e inovação serão fundamentais. Contudo, o histórico da empresa mostra que desafios não são novidade para ela. Como Leal destaca: “A adaptação sempre foi a chave para o nosso sucesso, e não será diferente agora.”