publisher
Imagem de ThisIsEngineering / Pexels

Fora do contexto da sala de aula ou de discussões específicas sobre o avanços tecnológicos e químicos, não costumamos refletir sobre como tecnologia e química exercem relevância e moldam a vida em sociedade com a qual estamos intimamente habituados.

Podemos, inclusive, ter dificuldade em fornecer com prontidão exemplos da importância dessa dupla, em especial a química, nas ações rotineiras que realizamos quase automaticamente. Entretanto, a tarefa verdadeiramente difícil seria encontrar um aspecto do nosso cotidiano que não seja impactado diretamente pela pesquisa química em particular.

Isso é o que afirmam os especialistas Dr. Oliver Jones, professor sênior de Química Analítica, e Paul Mulvaney, professor de Química da Universidade de Melbourne, em artigo para o site da Australian Academy of Science (Academia Australiana de Ciência).

Os acadêmicos explicam que as aplicações industriais das descobertas químicas, por exemplo, interferem nos alimentos que comemos, como nos vestimos, como nos transportamos, como tratamos doenças, como obtemos energia elétrica e, sobretudo, a química afeta a tecnologia que utilizamos.

Química e tecnologia: o que são e exemplos de usos no nosso dia a dia

De acordo com Jones e Mulvaney, em explicação didática e resumida, a Química é o estudo das moléculas, isto é, dos tijolos que constroem a matéria. Trata-se de uma ciência fundamental para a existência dos seres humanos e possibilita investigações e pesquisas sobre o nosso organismo, o planeta Terra, alimentos, energia e tantos outros assuntos.

Já a tecnologia é um termo que assume diferentes significados a depender do contexto no qual é aplicado. Dessa forma, para cada área do conhecimento, a palavra “tecnologia” ganha contornos próprios, como explica o Doutor em Engenharia da Produção José Carlos Teixeira da Silva.

Em artigo publicado na plataforma SciELO (Scientific Electronic Library Online), o professor da Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” apresenta várias definições teóricas do termo, entre elas, a do cientista Waldimir Pirró Longo, que acreditamos resumir bem a questão.

Segundo Longo, tecnologia é o conjunto de conhecimentos científicos ou empíricos empregados na produção e comercialização de bens e serviços.

Embora associemos o conceito de tecnologia principalmente a descobertas e novidades do meio digital, a tecnologia esteve presente ao longo de toda história da evolução humana, sendo responsável por inovações como o fogo, a roda, a escrita e mais.

Abaixo vamos apresentar alguns exemplos de como a química e a tecnologia facilitam nosso dia a dia, solucionando problemas e garantindo qualidade e segurança.

Titulação

A titulação é uma técnica capaz de determinar a concentração de uma espécie química (chamada de analito) dissolvida em uma amostra. Por meio de um processo manual ou automático, é feita a adição de um reagente (referido como titulante) em um volume cuja concentração é conhecida e a reação resultante é acompanhada.

Geralmente, a titulação se dá em ambientes laboratoriais e de análises químicas, mas as suas aplicações são observáveis em múltiplos cenários rotineiros.

Por exemplo, a titulação é empregada nos processos de controle de qualidade de alimentos, determinando a concentração de substâncias específicas em comidas e bebidas, possibilitando que a quantidade encontrada seja comparada com o valor determinado pelas agências reguladoras do setor.

Por isso, a titulação é indispensável para assegurar que os alimentos comercializados apresentem a qualidade e segurança necessária para o consumo. Mas seus usos não se limitam a isso, pois envolvem: monitoramento do PH de piscinas, análise de água potável, dosagem de medicamentos etc.

Medicamentos

Utilizados para tratar e curar doenças, assim como combater sintomas e promover o alívio de dores, os medicamentos atuais não existiriam sem as contribuições da química e da tecnologia para o campo da saúde. Ou seja, analgésicos, sedativos, antibióticos, antiácidos e nenhuma outra droga farmacêutica estariam disponíveis para lidar com problemas de saúde e, em último caso, salvar vidas.

Inovações químicas e tecnológicas são igualmente responsáveis por ferramentas de diagnóstico médico, desde aparelhos de raio-X, tomografias computadorizadas, até testes de gravidez práticos comercializados em drogarias.

Cristal líquido

A relação cotidiana do ser humano moderno com a tecnologia e a inovação química a ela associada é fortalecida a cada vez que direcionamos o olhar para a tela de nossos smartphones, televisores e monitores de computador.

Como os professores Jones e Mulvaney explicam, esses dispositivos têm moléculas conhecidas como cristal líquido (liquid crystal) responsáveis por controlar o brilho e as imagens. Por causa dessa característica, os monitores feitos com tais moléculas são chamados de LCD sigla para liquid crystal display.

O cristal líquido ocorre quando uma substância está entre o estado sólido e líquido, isso faz com que ele possua dois pontos de fusão: a temperatura inicial na qual uma substância derrete para formar um fluido turvo, e um ponto de fusão secundário claro no qual esse fluido turvo se torna claro. Entre esses dois pontos está o estado líquido cristalino.