Um cartão de débito para criptomoedas já não é diferente do tradicional cartão de débito das moedas fiduciárias. comprar bitcoin para depois usar da maneira tradicional parece uma excelente evolução para aumentar o mercado de utilizadores de criptomoedas. Quais são os prós e contras desses cartões e como podem ser usados de maneira segura?
Funcionalidades do Cartão de Criptomoedas
Num estudo recente, citado pela Forbes, é referido que 60% dos norte-americanos têm interesse em fazer compras em bitcoin e criptomoedas. Esses resultados atraíram a atenção das gigantes Visa e Mastercard que, rapidamente, se associaram a corretoras para desenvolver um cartão de débito e de crédito de criptomoedas. Para conquistar esse mercado, a maioria dos cartões oferece:
Possibilidade de pagar online, em lojas e levantar nos multibancos que suportem Visa ou Mastercard;
Facilidade de aceder com um único cartão a várias criptomoedas e moedas nacionais;
Possibilidade de ganhar recompensas, tais como as oferecidas pela utilização de cartões de crédito tradicionais;
As taxas e comissões podem ser muito reduzidas (ou até inexistentes), particularmente se se atingir mínimos de operação;
Flexibilidade ao viajar. Já não é necessário recorrer a casas de câmbio ou a taxas altíssimas com os cartões tradicionais. Com o cartão de criptomoedas, pode levantar e pagar com as moedas nacionais.
Para que serve um cartão de criptomoedas?
Os cartões de débito de Bitcoin permitem às pessoas fazer compras online, em lojas físicas ou levantar dinheiro da rede de multibancos, mesmo que os retalhistas ou o multibanco não aceitem criptomoedas. O que a nova tecnologia permite é o câmbio de Bitcoins para a moeda local, feito automaticamente quando necessário. Para isso, basta os proprietários do cartão carregarem o cartão de débito com uma quantia de criptomoedas, antes da compra ou levantamento ter lugar, e proceder ao pagamento. A tecnologia faz automaticamente o processo de conversão. Basicamente, trata-se de um cartão pré-pago associado à sua carteira de criptomoedas.
Tipos de cartão de criptomoedas
São várias as corretoras, com carteiras de criptomoedas, que já têm associado um cartão de débito ou crédito. Dentro das mais importantes e seguras, escolhemos as seguintes:
1. Crypto.Com é um dos melhores pela variedade de oferta de criptomoedas disponíveis, mais de 90, e 6 moedas fiduciárias. Não tem taxas nem comissões, mas as recompensas só estão disponíveis em planos pagos.
2. Coinbase é a mais conhecida e uma das que tem um plano de segurança mais robusto. É aceite em toda a rede Visa.
3. Wirex tem muitos benefícios disponíveis, incluindo bónus de referência. Mas ainda não pode ser usado nos EUA.
4. Binance é referenciado como sendo o melhor, com comissões inexistentes, segurança elevada, cashback de 8%. No entanto, apenas está disponível na Europa continental.
O que deve ter em atenção?
Verificação
Por razões de segurança, será sempre melhor optar por um serviço que lhe peça um método duplo de verificação. Ao inscrever-se no serviço, deverá ainda fazer prova de identidade.
Termos de Utilização
As chamadas letras pequenas. Muita atenção neste ponto: alguns dos cartões exigem que o balanço da conta tenha um certo valor estabelecido numa criptomoeda específica e/ou faz o cashback usando apenas uma criptomoeda associada, limitando a escolha do utilizador.
País e Língua do Serviço
O melhor será sempre contratar serviços com corretoras com licença para atuar no seu próprio país. Isso garante que cumprem a legislação local e trazem mais segurança às suas operações. Há cartões que apenas são aceites na Europa, outros nos EUA, outros em toda a rede Visa (exceto em países em que há disputas). Pode ainda optar por corretoras internacionais, com língua de serviço em inglês, mas assegure-se que pode usar o cartão no destino que deseja.
Comissão
Tal como nos planos de cartões tradicionais, os de criptomoeda também seguem a mesma lógica: há alguns que não cobram comissões nem taxas, mas que também têm benefícios reduzidos. Os planos pagos são aqueles com maior taxa de benefício, podendo até tornar-se grátis, dependendo do volume de negócios.
App móvel
A maioria dos cartões estão associados à corretora e é possível fazer o carregamento dos cartões, controlar gastos ou gerir notificações através das aplicações móveis. A maioria tem um bom interface, sólido e bastante seguro.
Segurança ao Usar Cartão de Criptomoedas
O cartão de criptomoedas possui funcionalidades semelhantes aos tradicionais de crédito e débito, para garantir a sua segurança. Pode ter limites diários de levantamento ou de gastos ou limites mensais de top-ups.
Os cartões abrem um novo mundo de oportunidades no mundo da finança, com transações mais rápidas eficientes e simples de localizar, mas a Bitcoin desde sempre foi associada a esquemas de lavagem de dinheiro, evasão fiscal e outros, não sendo de estranhar que estes fantasmas a continuem a perseguir, mesmo seguindo uma via mais tradicional, segundo um artigo da Business Insider. As criptomoedas continuam a não ser uma tecnologia fácil de usar, inspirando ainda muita desconfiança, muito devido à sua volatilidade. Mas a associação com a Visa e a Mastercard, com os seus elevados níveis de segurança, possibilidade de congelar e cancelar o cartão, em caso de perda ou roubo, e o duplo processo de verificação, transmitem muita confiança aos seus utilizadores e uma expectativa de crescimento na aceitação desta nova forma de pagamento, no mundo inteiro.