imagens aéreas de Curitiba – prédios – cidade de curitiba – apartamentos – condominios – moradia
(Foto: Albari Rosa/Arquivo AEN)

Cerca de 650 mil pessoas vivem em 15 mil condomínios de Curitiba, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O número representa aproximadamente 35,53% da população.

As cidades do Paraná com maior concentração de pessoas morando em apartamentos são Curitiba, Londrina (29,6%), Maringá (29,1%), São José dos Pinhais (23%) e Cascavel (21,4%). Dos 399 municípios paranaenses, 47 não possuem pessoas residindo em apartamentos. Os dados são os mais recentes, de 2024.

Por outro lado, a porcentagem de pessoas que residem em casas no Paraná caiu nos últimos 12 anos, passando de 91,6% no Censo de 2010 para 84,3% no Censo de 2022. Apesar da queda, o Paraná permanece a ser o estado com mais pessoas que moram neste tipo de imóvel, a frente do Rio Grande do Sul, com 79,7%, e de Santa Catarina, com 77,2%.

Tecnologia ajuda na administração de condomínios

Com tantas pessoas morando no mesmo espaço, os condomínios são como “pequenas cidades” que necessitam de organização especial. Regras de convivência estão entre os principais pontos discutidos pelos condôminos.

Com isso, entra a importância de uma gestão condominial eficiente. Para atender à crescente demanda, o Grupo Apolar criou o Apolar GTX. Com o novo selo, os moradores e síndicos passam a contar com mais estrutura, inovação e atendimento ainda mais ágil.

A nova ferramenta fornece informações rápidas sobre manutenções preventivas e obrigatórias. Moradores e síndicos também contam com um portal online e aplicativo mobile com acesso a boletos, prestação de contas, atas e canais de comunicação 24 horas por dia, sete dias por semana.

A Apolar GTX oferece gestão documental e apoio nas assembleias, suporte ao síndico para cumprimento da convenção e regimento interno, emissão de boletos digitais, incluindo 2ª via por meio do site, aplicativo e WhatsApp, balancetes e prestação de contas mensais, com relatórios analíticos.

Segundo Guilherme Fernandes, diretor geral da Apolar GTX, a ideia é trazer uma experiência completamente nova para os síndicos e moradores dos condomínios da capital, um público que valoriza a proximidade, mas que pode se beneficiar – e muito – de soluções digitais. 

“Unimos tecnologia, agilidade e atendimento próximo para oferecer uma gestão condominial mais inteligente e transparente. Nossa proposta é transformar a rotina dos síndicos e moradores com essas soluções digitais que simplificam o dia a dia sem perder o contato humano e o atendimento personalizado que esse público valoriza tanto”, reforça.