A confiança do empresário do comércio recua no Paraná em abril. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC) paranaense manteve-se no patamar de insatisfação em abril, ao apresentar nova retração.

O indicador, divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), teve queda de 1,8% em relação a março e marca 94,8 pontos. Na comparação anual, a redução é ainda mais expressiva, de 8,5%.

O ICEC nacional se manteve estável, com 101,7 pontos, porém, com queda anual de 8,2%.

O principal fator para esse recuo é a percepção negativa em relação às Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC), que marcou 67,4 pontos em abril. O indicador teve redução de 4% na variação mensal e de 14,8% em relação ao mesmo período de 2024.

Já as Expectativas do Empresário do Comércio (IEEC), embora ainda se mantenham na zona considerada satisfatória (acima de 100 pontos), também sofreram retração. O IEEC fechou abril em 119,7 pontos, com quedas de 1,4% na comparação mensal e de 8,6% na variação anual.