Confira as 10 rotas aéreas mais transitadas do mundo

.

Foto: Reprodução

Em um mundo cada vez mais globalizado, as rotas aéreas funcionam como pontes invisíveis, ligando continentes e culturas que – até apenas alguns anos-, pareciam impossíveis de conectar. O crescimento da aviação comercial revolucionou completamente a forma como exploramos e interagimos com o ambiente, sendo que hoje é possível conhecer lugares que antes eram limitados a fotografias.

Pensando nisso, fizemos esse artigo para conhecer mais sobre as rotas aéreas mais transitadas do mundo, detalhando quais as companhias aéreas que as operam, o tempo dos voos, a distância entre os destinos e muitos outros aspectos. Confira!

Cairo (Egipto) – Jeddah (Arábia Saudita)

A rota aérea que liga o Cairo com Jeddah é uma das mais movimentadas do mundo. A distância entre as duas cidades é de 1100 km em linha reta, e o tempo de voo pode variar de duas a três horas, dependendo das condições do clima. O Aeroporto Internacional do Cairo é o principal do Egipto, enquanto o Aeroporto Internacional Rei Abdulaziz está localizado na Arábia Saudita.

O trajeto é operado por companhias aéreas muito reconhecidas na região, como a EgyptAir e a Saudia, juntamente com outras companhias que possuem frequências diárias de voos. Geralmente são utilizados aviões de médio porte para o trajeto, como o Airbus A320 ou o Boeing 737.

Kuala Lumpur (Malásia) – Singapura

Quase 403 mil passagem aerea são vendidas todos os meses por companhias aéreas como a Singapore Airlines, Malaysia Airlines e AirAsia para a realização desse trajeto. A distância de voo apenas ultrapassa os 300 km, sendo o tempo de viagem estimado em uma hora.

Devido à elevada demanda por passagens, as companhias aéreas oferecem boa frequência de voos, sendo o Aeroporto Internacional de Kuala Lumpur o principal da Malásia o Aeroporto de Changi o da Singapura.

Dado que o tempo de voo é curto, geralmente são utilizados aviões de pequeno e médio porte para cobrir o trajeto, como os modelos Airbus A320 e os Boeing 737.

Reprodução

Seul Incheon (Coreia do Sul) – Tóquio Narita (Japão)

Mais de 334 000 pessoas viajam mensalmente de Seul Incheon para Tóquio Narita, e vice-versa. A distância entre as cidades é de cerca de 1200 km e o tempo de voo estimado raramente ultrapassa as três horas. O Aeroporto Internacional de Incheon, em Seul, é um dos maiores e mais modernos aeroportos da Coreia. Já a capital japonesa é servida pelo Aeroporto Internacional de Narita.

A elevada demanda devido ao potencial comercial-turístico entre essas capitais obriga as companhias aéreas, como a Japan Airlines e a Korean Air, a oferecerem uma frequência diária de voos.

Jacarta (Indonésia) – Singapura

Cerca de 314.000 pessoas viajam todos os meses de avião de Jacarta a Singapura, e vice-versa. A distância do percurso é de 700 km, levando apenas duas horas para chegar no destino. As companhias que oferecem esse trajeto são a Singapore Airlines, operando do Aeroporto Changi e a AirAsia, do Aeroporto Internacional Soekarno-Hatta.

Os aviões utilizados para a rota são geralmente os modelos Boeing 737 ou Airbus A320, mas dependendo da frota da companhia aérea e da época do ano, podem ser usados aviões maiores. É um trajeto muito importante do continente asiático, uma vez que Singapura é um centro financeiro na região e Jacarta é a capital da Indonésia.

Reprodução

Dubai (EAU) – Jeddah (Arábia Saudita)

Entre 312.000 e 314.000 pessoas utilizam essa rota aérea todos os meses, que abrange uma distância de cerca de 1.800 km e leva cerca de três horas a quatro horas de tempo de voo. Como curiosidade, o Aeroporto Internacional do Dubai é um dos aeroportos mais movimentados e modernos do mundo.

Dado que Jeddah desempenha um papel importante na peregrinação islâmica Hajj e Umrah, e que ambas as cidades são muito interessantes do ponto de vista comercial e turístico, várias companhias aéreas ligam essas duas cidades, incluindo a Emirates e a Saudi Arabian Airlines. Os modelos de aviões geralmente utilizados para fazer o trajeto são o Boeing 777, o Airbus A330, o Airbus A380 e o Boeing 787 Dreamliner.

Seul Incheon (Coreia do Sul) – Osaka Kansai (Japão)

Quase 311 000 pessoas a cada mês optam por viajar de Seul Incheon para Osaka Kensai, e vice-versa. A distância de apenas 600 km faz com que esse trajeto aéreo leve apenas duas horas e meia. Seul é servida pelo já mencionado Aeroporto Internacional de Incheon, enquanto o principal aeroporto de Osaka é o Aeroporto Internacional de Kansai.

Devido à proximidade e à alta demanda, existem várias companhias aéreas que ligam ambas as cidades, como a Korean Air e a Japan Airlines, que utilizam seus Boeing 737/787 e Airbus A320/A330. Esses destinos possuem uma enorme riqueza histórica e cultural.

Dubai (Emirados Árabes Unidos) – Riade (Arábia Saudita)

Com pouco mais de 309.000 passageiros por mês, a rota aérea entre Dubai e Riade é a sétima da lista. O trajeto abrange cerca de 1.400 km e pode levar até três horas de tempo de voo. Dubai é servida pelo já mencionado Aeroporto Internacional do Dubai, enquanto Riade é conectada pelo Aeroporto Internacional King Khalid.

Vale ressaltar que tanto Dubai quanto a capital da Arábia Saudita são destinos internacionais muito populares em termos de turismo e negócios, a conexão aérea entre essas cidades é feita por empresas de renome, como Emirates e Saudi Arabian Airlines.

Nova Iorque (Estados Unidos) – Londres (Reino Unido)

305.000 é o número estimado de passageiros mensais da rota de Nova Iorque para Londres e vice-versa. É o trajeto mais longo da lista, pois percorre mais de 5500 km. Sendo que o tempo de voo pode chegar às oito horas, não é muito recomendável viajar em classe económica. Nos Estados Unidos, o ponto de entrada é o Aeroporto Internacional John Fitzgerald Kennedy, enquanto o Reino Unido é conectado pelo Aeroporto de Heathrow.

Companhias aéreas de renome costumam realizar essa rota, como a American Airlines e a Delta Air Lines. Os modelos de aviões utilizados são geralmente Boeing 777/787 Dreamliner ou Airbus A350/A380.

Hong Kong – Taipei (Taiwan)

Pouco mais de 291.000 passageiros viajam de Hong Kong para Taiwan todos os meses. A distância do trajeto é curta, pois são apenas 800 km que separam as duas cidades. Assim, os passageiros levam apenas duas horas e meia em chegar ao destino para trabalho ou turismo. Hong Kong é acessível através do Aeroporto Internacional de Hong Kong, enquanto Taipei é servida pelo Aeroporto Internacional de Taoyuan.

Entre as companhias aéreas que oferecem esse trajeto, levam destaque a China Airlines e a EVA Air. Hong Kong é uma cidade conhecida pela sua arquitetura icónica e pela vida noturna, enquanto Taipé é marcada pela sua história e por uma variedade de atrações turísticas.

Bangkok (Tailândia) – Seul Incheon (Coreia do Sul)

Na última posição das rotas aéreas mais transitadas do mundo está a conexão entre Bangkok e Seul Incheon. Uns 4.500 km de distância separam as duas cidades, demorando quase seis horas de voo para alcançar o destino. Cerca de 270.000 pessoas utilizam todos os meses a rota, que opera nos aeroportos de Suvarnabhumi, em Bangkok e Incheon, na Coreia do Sul.

As principais companhias aéreas que oferecem o trajeto são a Korean Air, a Asiana Airlines e a Thai Airways. Bangkok é um destino popular, em parte, pelos seus templos budistas e pela sua animada vida noturna, enquanto Seul é conhecida pela sua combinação de tecnologia e moda.