
O consumo das famílias brasileiras subiu 7% em novembro em comparação a outubro, segundo a Associação Brasileira de Supermercados (Abras). Em relação a novembro de 2023, a alta é de 4,40% e, no acumulado do ano, de 2,85%.
Segundo o vice-presidente da Abras, Marcio Milan, as promoções da Black Friday ajudaram a impulsionar as vendas de novembro, que contaram com o pagamento do 13º salário, aumentando o volume no último fim de semana do mês.
“Durante a Black Friday, o consumo teve elevação de 27,7% na comparação com o mesmo período do ano passado. Entre os itens mais procurados, destacaram-se artigos natalinos, bebidas, como sidras, pisco, whisky, champanhe e gin, panetones, carnes típicas de natal e frutas em calda”, disse.
Cesta de Natal
Conforme o levantamento, os descontos oferecidos no período de fim de ano reduziram os preços da cesta natalina em quase 7% na média nacional. A maior queda foi registrada em aves natalinas, panetones e sidras. O valor médio da cesta passou de R$ 345,83 para R$ 320,76, representando uma economia de R$ 25,07. (Agência Brasil)