Economia Culinária

Cooperativa Witmarsum busca repetir bom desempenho na 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná

Na 1ª edição do evento, realizada em 2023, queijos da cooperativa dos Campos Gerais conquistaram 4 medalhas de ouro, 2 de prata, 1 de bronze e 1 super ouro

Redação Bem Paraná, com assessoria deimprensa
Queijo da Cooperativa Witmarsum

Queijo da Cooperativa Witmarsum (Crédito: Divulgação/Cooperativa Witmarsum)

Reconhecida e premiada nacional e internacionalmente por seus queijos finos, a Cooperativa Witmarsum quer repetir o bom desempenho na 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná. O evento será realizado nos próximos dias 29 e 30 de maio, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba, reunindo diversos produtores de todo o estado. Vale lembrar que na 1ª edição do Prêmio, em 2023, sete queijos de Witmarsum foram premiados, com 4 medalhas de ouro (Queijos Tipo Appenzeller, Gouda, Brie e Witmarsum Colonial Pimenta Verde); 2 de prata (Queijos tipo Minas Frescal e Ricota Fresca); 1 de bronze (Queijo tipo Camembert) e 1 super ouro (Appenzeller).

Organizado pelo Senar (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), integrante do Sistema Faep (Federação da Agricultura do Estado do Paraná), o Prêmio Queijos do Paraná foi criado para valorizar e estimular a pecuária de leite no estado, agregar valor à matéria-prima e colocar os produtos lácteos paranaenses em evidência. “O leite tem um papel social e econômico importante no Paraná. Fomentar para que os produtores possam agregar valor à sua produção faz parte da missão do Sistema FAEP. Essas premiações do Prêmio Queijos do Paraná e Concurso Excelência em Muçarela são iniciativas para conferir mais qualidade à produção paranaense e levar esses produtos para a vitrine do consumo estadual, nacional e até internacional”, afirma o presidente interino do Sistema FAEP, Ágide Eduardo Meneguette.

Neste ano, além dos 10 queijos que a Cooperativa Witmarsum já produz, três queijos novos em fase de desenvolvimento irão participar da competição. Para o presidente da Cooperativa Witmarsum, Artur Sawatzky, a expectativa para a 2ª edição do Prêmio Queijos do Paraná é positiva. “Ano passado tivemos um ótimo desempenho na competição, e nesse ano, com queijos que ainda não foram apresentados aos consumidores inscritos, a expectativa quanto aos resultados também é muito boa. Nossos produtos ganham cada vez mais reconhecimento, em nível estadual, nacional e até internacional. Isso é fruto de uma cadeia de produção muito bem organizada, do campo à produção, até chegar ao consumidor final”, afirma Sawatzky.

⚠ Comunicar erro