correios
Correios (Foto: Marcelo Camargo/ABr)

A partir deste mês, consumidores com dívidas bancárias poderão negociar seus débitos presencialmente em mais de 10 mil agências dos Correios em todo o país. A ação faz parte do mutirão emergencial “Desbanca Serasa”, promovido pela Serasa em parceria com mais de 50 instituições financeiras, com foco exclusivo em dívidas com bancos — principal causa de inadimplência no Brasil.

O mutirão vai até 30 de junho e oferece condições especiais, como descontos que podem chegar a 97% do valor da dívida, além de parcelamentos. Ao todo, são 400 milhões de ofertas disponíveis para negociação por meio do site e aplicativo da Serasa, WhatsApp e, agora, também presencialmente nas agências dos Correios.

Segundo a Serasa, cerca de 35 milhões de brasileiros têm dívidas em bancos, que somam 65 milhões de registros negativos. O cartão de crédito é o principal fator de endividamento (69% dos casos), seguido por empréstimos pessoais (56%) e uso do cheque especial (31%).

Leia também

Prefeitura do noroeste do Paraná abre inscrições para concurso; veja vagas e salários

Levantamento recente feito com 921 consumidores endividados aponta que as principais causas da inadimplência bancária são perda de renda ou desemprego, despesas inesperadas com saúde ou acidentes, e desorganização financeira. Quase metade dos entrevistados (46%) já tentou negociar diretamente com o banco, sem sucesso.

“Estamos conectando os consumidores aos bancos com condições diferenciadas para facilitar a renegociação dessas dívidas”, afirma Aline Maciel, especialista da Serasa em educação financeira.

O presidente dos Correios, Fabiano Silva dos Santos, destaca a parceria como forma de ampliar o acesso ao mutirão. “Com o atendimento nas agências, trazemos mais resolutividade e conveniência ao cidadão”, diz.

Para quem optar pelo atendimento nos Correios, há uma taxa de R$ 4,60 por dívida negociada e R$ 3,30 para consulta ou emissão de segunda via de boletos.