
A economia aquecida aliada aos investimentos constantes em infraestrutura colocam Curitiba como a melhor capital brasileira para se viver segundo o Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2025. Por conta disso, a cidade tem se destacado como um dos mercados imobiliários mais promissores do país. A capital do Paraná liderou a procura por imóveis no primeiro trimestre de 2025.
Leia mais:
Os dados são do Índice de Demanda Imobiliária (IDI-Brasil) e foram divulgados nesta semana. Curitiba ultrapassou cidades como São Paulo e Goiânia em volume de buscas por imóveis.
Mas afinal, Curitiba pode desbancar Balneário Camboriú?
Para o especialista em mercado imobiliário e CEO do Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP), escola referência nacional na formação de corretores de imóveis, Diogo Martins, a resposta depende do critério de análise.
Martins pontua que apesar de não ser uma cidade litorânea, Curitiba vem se consolida como uma das capitais mais atrativas do país graças ao seu planejamento urbano, infraestrutura de qualidade, segurança, áreas verdes e investimentos contínuos em mobilidade.
O executivo explica que a cidade atrai cada vez mais famílias em busca de qualidade de vida e moradia acessível. Ele ressalta que no comparativo com Balneário Camboriú, é improvável que Curitiba ultrapasse o município catarinense no valor do metro quadrado.
No entanto, quando o critério é volume de pessoas buscando a cidade como lar, especialmente no segmento de médio padrão e primeira moradia, Curitiba já desponta como forte candidata a protagonizar o mercado imobiliário nacional nos próximos anos”,
afirma Martins.
Demanda por corretores está em ascensão
Com esse avanço, a profissão de corretor de imóveis também está em ascensão na região. Segundo o CRECI-PR, atualmente Curitiba conta com 8.335 corretores de imóveis registrados e 1.632 imobiliárias ativas.
“Os corretores são peças-chave para movimentar o setor: conectam compradores e vendedores, avaliam tendências e ajudam a viabilizar negócios com segurança. Em cidades em transformação como Curitiba, essa atuação se torna ainda mais estratégica”,
complementa Martins. O dirigente ressalta que o IBREP possui uma unidade na capital paranaense dedicada à capacitação desses profissionais.
Sobre o IBREP
Fundado em 2006, o Instituto Brasileiro de Educação Profissional (IBREP) é referência nacional na formação de corretores de imóveis. Com mais de 40 polos espalhados pelo Brasil, o instituto já capacitou milhares de profissionais para atuar no mercado imobiliário, sempre priorizando a qualificação e o desenvolvimento contínuo.