Ricardo Marajó/SMCS

A Preeitura de Curitiba lança, nesta segunda-feira (2), a última etapa de testes com ônibus elétricos em Curitiba. Nesta última rodada entram em teste dois veículos: um padron Marcopolo e um articulado Eletra. Os testes, que tiveram início em abril, com várias montadoras, terminam em fim de outubro.

Desde abril, cerca de 100 mil pessoas já se deslocaram de ônibus elétrico na capital. Os testes integram o projeto de eletrificação da frota, que prevê que 30% dos ônibus urbanos sejam zero emissões até 2030, percentual que deve alcançar 100% até 2050.

Os primeiros 70 ônibus elétricos devem começar a circular regularmente no transporte coletivo até junho de 2024.

O lançamento desta fase de testes acontece às 14 horas, na sede da Prefeitura de Curitiba (entrada pela Rua Papa João Paulo XXIII), no Centro Cívico. Já foram testados cinco veículos das marcas BYD, Eletra, Marcopolo e Volvo.

O projeto da Prefeitura prevê a substituição gradativa dos ônibus a combustão pelos elétricos na frota urbana. Até 2030, 30% da frota será elétrica, percentual que subirá para 100% em 2050. Os primeiros ônibus elétricos devem começar a rodar oficialmente no transporte coletivo a partir de junho de 2024.