Curitiba ganha ferramenta com banco de dados sobre o mercado imobiliário

Informações disponíveis sobre compra, venda, locação e lançamentos permitem uma análise fiel do setor na Grande Curitiba

Assessoria de Imprensa
ferramenta indice mercado imobiliario

Vista aérea dos prédios de Curitiba. Cidade tem uma infinidade de opções de imóveis para compra e locação (Crédito: Daniel Castellano)

A Rede Una Imóveis Conectados, que reúne 46 imobiliárias de Curitiba e Região Metropolitana, desenvolveu o Índice Una. Após um ano de testes, validação e aperfeiçoamento da tecnologia, o banco de dados já tem compiladas no sistema informações sobre vendas de imóveis dos associados da Rede Una ao longo de todo o ano de 2024.

“Estamos fazendo uma projeção do futuro, usando o presente, sem desconsiderar o passado”, conta Gerson Carlos da Silva, vice-presidente da Rede Una e responsável direto pelo desenvolvimento do projeto. Por meio do Índice Una é possível fazer comparativos por trimestre, semestre ou ano, considerando variáveis como tipologia de imóvel (número de cômodos, residencial, comercial); filtro por bairro e tipo de negócio (à vista, financiado, consorciado), dentre outras.

“É uma gama gigante de informações, que permite ao usuário do sistema a escolha do filtro mais adequado para medir variações. Outra grande vantagem é o dinamismo da informação, como investimos em sistemas e tecnologia, nosso usuário pode fazer pesquisas instantâneas por período dentro de uma infinidade de possibilidades oferecida”, acrescenta Gerson.

Públicos diversos
Ainda de acordo com o desenvolvedor, as informações disponíveis no Índice Una não se restringem aos associados da Rede Una, visto que a base de dados disponível é útil para todos os interessados em informações acerca do mercado imobiliário. “São diversos públicos e personas, desde imobiliárias e corretores associados, passando por compradores e proprietários de imóveis”, garante.

Com o lançamento da ferramenta, já disponível para uso, o mapeamento das negociações de compra, venda, lançamentos e locação dentro do setor passa a acontecer em tempo real. “Deixamos de trabalhar com estimativas e projeção e passamos a considerar valores realizados. Ou seja, a gente sai do achismo e da margem de erro”, complementa o vice-presidente da Rede Una Imóveis Conectados.

Para utilizar o Índice Una os associados precisam fazer um cadastro e entrar com login e senha, que permite acessar os relatórios conforme o filtro desejado. Tudo na nuvem e as pesquisas podem ser feitas pelo desktop ou mobile, com o aplicativo na palma das mãos. “No futuro próximo nossa ideia é monetizar o produto, por meio de consultorias ao mercado. Ainda estamos pensando na melhor forma de fazer isso”, finaliza Gerson.