Currículo em 30 segundos? Ferramenta de IA revoluciona busca por emprego

Desenvolvida por psicóloga com 26 anos de experiência em recrutamento, plataforma ajuda candidatos a organizar informações e dados relevantes

editada por Silvio Rauth Filho
Curriculo

Busca por emprego: currículo com ajuda de IA (Crédito: Divulgação/ Cléia Soares)

A ferramenta de Inteligência Artificial (IA) chegou para ficar e tem ocupado cada vez mais espaço na sociedade, sobretudo no universo corporativo. Para quem busca um emprego, ela pode ser uma grande aliada, se usada com sabedoria.

Montar um currículo bem feito ainda é uma das maiores barreiras para quem busca uma vaga no mercado de trabalho — e agora essa etapa pode ser resolvida com o apoio da IA. Uma nova ferramenta totalmente gratuita, criada pela psicóloga com mais de 26 anos de experiência na área de Recursos Humanos, Cléia Soares, entrega currículos completos e otimizados em menos de 30 segundos. O projeto já foi reconhecido pela própria OpenAI, criadora do ChatGPT, como uma das aplicações de IA mais eficazes voltadas para empregabilidade.

Diálogo com IA

A tecnologia foi desenvolvida para ajudar quem tem dificuldade de organizar as informações ou não sabe quais dados são mais relevantes. A IA conversa com o usuário, capta os pontos fortes e transforma em um currículo profissional, alinhado com os critérios dos sistemas automatizados usados por empresas. “Muita gente talentosa fica de fora dos processos seletivos simplesmente porque não sabe como montar um currículo. Ou esquece informações importantes, ou escreve de forma confusa. Isso acaba com as chances antes mesmo da entrevista”, explica Cléia.

Algoritmos

Com cada vez mais empresas utilizando Inteligência Artificial para filtrar currículos, adaptar-se à linguagem dos algoritmos tornou-se fundamental. “Hoje, os primeiros filtros são feitos por robôs. Se o currículo não estiver bem estruturado e com as palavras-chave certas, ele nem chega até os olhos de um recrutador humano”, destaca. A ferramenta, além de rápida e estratégica, é 100% gratuita e já auxiliou centenas de candidatos em sua recolocação profissional.

“Minha missão é tornar o processo de busca por emprego mais justo, acessível e humano — mesmo com o uso da tecnologia. E ver isso ser reconhecido pela OpenAI mostra que estamos no caminho certo”, conclui.