Economia Coelhos e chocolate

Decoração de Páscoa ganha espaço entre as famílias em Curitiba e ‘imita o Natal’

Venda de artigos de decoração para a data não vem de hoje, mas ganha cada vez mais adeptos e lojas especializadas neste nicho

Redação Bem Paraná
pascoa

Decoração faz parte dos tradicionais almoços em famílias e a procura por itens movimenta o mercado (Marília Mesquita)

Decorar a casa para o Natal é uma tradição que a maioria das famílias mantém. Mas outra data pode estar “competindo” com os festejos de fim de ano. Também começa a se tornar tradição decorar a casa para a Páscoa.

Se antes a preocupação era ter apenas a cestinha ou ninho para a colocação dos ovos de chocolate, atualmente o movimento é de caprichar cada vez mais no visual no interior das casas. E o mercado percebeu.

Assim como o Natal, a Páscoa é um momento de celebração entre as pessoas e a procura pela decoração temática aumenta anualmente, fazendo com que as lojas invistam em produtos decorativos. De acordo com o gerente comercial da Dcor&Gift, Beni Gelhorm, a expectativa de vendas aumenta nesse período.

“Investimos em centenas de produtos de decoração e mesa posta para essa data. Além dos tradicionais chocolates, a decoração também encanta as crianças, criando memórias e mantendo as tradições. Estamos muito satisfeitos com as vendas. Muitos produtos já esgotaram e alguns já estão acabando”, afirma Gelhorm.

As opções são inúmeras. Desde os tradicionais coelhinhos à mesas decoradas com os mais diversos itens. São cores, tamanhos e possibilidades diferentes, criando um ambiente aconchegante.

“Neste período, as pessoas gostam de entrar no clima de Páscoa com antecedência, enfeitando suas casas, ambiente de trabalho e, principalmente, as escolas. Por ser uma data em que a maioria gosta de presentear os outros, independentemente da idade, intensificamos o nosso mix de enfeites e embalagens para deixar os presentes mais personalizados”, afirma o CEO da Casa China, Douglas Nomura, também reconhecendo que as famílias estão decorando mais a casa para a Semana Santa e Páscoa.

Tendências
“A tendência está voltada para os tons de verde. Mesmo assim, podemos criar várias decorações usando os itens de anos anteriores, afinal, o que não faltam são opções de enfeites para espalhar pela casa toda”, explica Marília Morais Pereira, especialista em decoração.

Segundo Marilia, os tons pastel ainda estão em alta para fazer as composições. “Use peças delicadas para compor a sua mesa, misturando itens como suplat, prato e bowl. Você pode usar vários tipos de louça para montar sua mesa, deixando-a alegre e divertida para as crianças. Lembrando que os coelhinhos, ovos e cenouras não podem faltar na ornamentação, assim como plantas e folhagens”, reforça.

Além disso, o time de colaboradores da Dcor&Gift, no Shopping Crystal, está à disposição para auxiliar na decoração e montagem de arranjos.

A Páscoa neste ano cai no dia 31 de março. A comemoração cristã, contudo, começa um domingo antes, com o domingo de Ramos, seguida da Sexta-Feira Santa, o sábado de Aleluia e o domingo de Páscoa.

Sebrae-PR e Fecomércio-PR apresentam tendências do varejo em evento em São José dos Pinhais
Empreendedores de micro e pequenas empresas da Região Metropolitana de Curitiba (RMC) podem explorar as novidades do mundo varejista. Nesta quinta-feira, acontece na unidade do Sesc, em São José dos Pinhais, evento organizado pelo Sebrae/PR e pela Fecomércio PR para compartilhar as novidades, ideias e experiências adquiridas na NRF’24 Retail’s Big Show, considerada a principal conferência do setor varejista mundial, que teve lugar em Nova York (EUA) no início do ano.

As inscrições são gratuitas e realizadas no formulário. O encontro é parte de uma série de sete eventos programados entre 28 de fevereiro e 27 de março em diferentes cidades do Paraná, incluindo Apucarana, Maringá, Cascavel, Pato Branco, Paranaguá, Ponta Grossa, e Guarapuava.

Entre as principais tendências está a aceleração das transformações no setor varejista impulsionadas por avanços tecnológicos, especialmente a Inteligência Artificial (IA). Além da oportunidade de networking e de aprendizado presencial, os participantes do evento de São José dos Pinhais terão acesso a um guia especial com tendências do varejo internacional.

O guia foi lançado em fevereiro, em Curitiba, e oferece uma visão aprofundada sobre o futuro do varejo sob uma nova “ecoperspectiva”, explorando temas como a moeda da fidelização, hiperpersonalização, o varejo unificado e omni-experiencial, vitrines digitais, eficiência operacional, ciber-resiliência, colaborações estratégicas e a redefinição do consumo.