
O Dia das Crianças deste ano deve movimentar R$ 9,96 bilhões no varejo brasileiro, de acordo com estimativa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), divulgada ontem.
Se confirmada, será o maior volume dos últimos doze anos, embora apenas 1,1% maior que o resultado de 2024. Os quase R$ 10 bilhões esperados só ficam atrás de 2014 (R$ 10,5 bilhões). Os valores são reais, isto é, já incluem a inflação do período.
O Dia das Crianças é considerado a terceira melhor data para o varejo, atrás apenas do Natal de Dia das Mães. O Dia das Crianças é comemorado no dia 12 de outubro.
No Paraná, levantamento realizado pela Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, revela que 48,1% dos consumidores pretendem comprar presentes para celebrar o próximo dia 12 de outubro, superando até mesmo a intenção de compras para o Dia dos Pais, que foi de 47,9% em 2025.
Preço do presente
O tíquete médio projetado para este ano é de R$ 188,38. Brinquedos lideram a lista de escolhas, com 61,7%, evidenciando que as preferências infantis ditam as compras para a data.
Na sequência estão roupas e calçados (29,1%) e jogos educativos (26,1%). Os livros também aparecem na preferência de 11,9% dos consumidores, enquanto eletrônicos como videogames, tablets e celulares têm apenas 4,9% das menções.
Quando comprar
Mais da metade dos consumidores (55,5%) está se programando para adquirir os presentes na semana que antecede o Dia das Crianças.
Outros 25% planejam comprar de oito a 15 dias antes e 13% se anteciparam e já compraram o presente. Há também os que vão comprar no próprio dia, com 6,5%.
Vendas desaceleram
A esperada desaceleração das vendas do varejo ao longo do segundo semestre deste ano deve se confirmar na próxima data comemorativa do varejo brasileiro.
De acordo com o economista-chefe da CNC, Fabio Bentes, apesar de as vendas esperadas serem as maiores em mais de dez anos, o aumento de 1,1% na passagem de 2024 para 2025 poderia ser maior, se não fosse o cenário atual de juros altos e inflação.
“A inflação ainda não está onde a gente quer, e os juros, justamente por conta disso, estão também em um patamar que ninguém deseja, um patamar muito elevado. Então, a combinação desses dois fatores explica por que as vendas não vão acelerar este ano, mesmo com o mercado de trabalho tão bom”, avalia.
(Com Agência Brasil)
Inflação da data supera a oficial
O levantamento da CNC estima que a inflação dos produtos típicos das vendas de Dia das Crianças foi superior ao Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), com alta de 8,5%, em média, em relação à data em 2024. Já itens considerados carros-chefe das vendas, como brinquedos (4,1%) e roupas infantis (3,3%), terão inflação menor que o índice geral, segundo estimativa da CNC. (ABr)