
O Dia das Crianças promete movimentar o comércio paranaense em outubro, confirmando a influência do público infantil no varejo. Levantamento realizado pela Fecomércio PR, em parceria com o Sebrae/PR, revela que 48,1% dos consumidores do estado pretendem comprar presentes para celebrar o próximo dia 12 de outubro. Em Curitiba, a intenção de compra é ligeiramente menor, de 46%. O tíquete médio projetado para este ano é de R$ 188,38 no Paraná, enquanto na capital o valor é mais alto, de R$ 192,03.
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Brinquedos lideram a lista de escolhas, com 63,8%, evidenciando que as preferências infantis ditam as compras para a data. Na sequência estão roupas e calçados (27,5%) e jogos educativos (26,1%). Os livros também aparecem na preferência de 14,5% dos consumidores, enquanto eletrônicos como videogames, tablets e celulares têm apenas 7,2% das menções, equiparado ao valor em dinheiro para que a criança possa escolher o que quiser.
Para o coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, os dados reforçam a relevância estratégica da data para o comércio. “A pesquisa demonstra o protagonismo das crianças na escolha dos presentes no Paraná neste ano, mas também a participação dos pais na definição, através de recordações mais utilitárias e educativas. Em termos de volume de vendas, o Dia das Crianças é a terceira data comemorativa mais importante para o varejo nacional e a expectativa é que mais uma vez esta celebração contribua para o crescimento do comércio paranaense”, avalia.
Segundo a coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, a pesquisa indica que as famílias estão engajadas em buscar presentes para crianças. “Esse é um momento estratégico para o varejo se preparar com ações direcionadas, como promoções, seleção de produtos para diferentes idades e experiências de compra mais personalizadas. Também é importante reforçar a presença digital, com canais como e-commerce, redes sociais e marketplaces. Além disso, vale investir em uma comunicação que dialogue com pais, mães e responsáveis, destacando os diferenciais da loja e a importância de proporcionar momentos especiais às crianças”, afirma.
A região Noroeste apresenta a maior intenção de compra, com 53,6% dos consumidores dispostos a presentear, seguida pela Leste (50,7%), Sul (49,3%) e Oeste (49%). Além de Curitiba, as regiões Central (44,7%) e Norte (43,3%) também apresentam intenções de compra abaixo da média estadual.
Formas de pagamento
A maioria dos consumidores (72,6%) deve recorrer ao pagamento parcelado. O cartão de crédito no vencimento lidera as intenções (47,8%), seguido pelo cartão de crédito parcelado (43,3%). Entre os pagamentos à vista (27,4%), o Pix é a principal opção (16,4%), seguido pelo débito (14,9%) e pelo dinheiro em espécie (3%).
Data e local da compra do presente do Dia das Crianças
A maior parte dos curitibanos (50,7%) planeja comprar os presentes na semana que antecede a data. Outros 27,5% pretendem se organizar com até 15 dias de antecedência, enquanto 16% já realizaram suas compras. Há também quem deixe para última hora: 5,8% afirmaram que farão as aquisições no próprio 12 de outubro.
Em Curitiba, a internet lidera as intenções de compra, com 66,2% das respostas, percentual mais elevado do estado. Os shoppings devem receber 38,2% da procura, enquanto o comércio de rua aparece com apenas 19,1%. Dentro desse grupo, as lojas de bairro (10,3%) superam o comércio central (8,8%).
A sondagem detectou que 75% dos consumidores realizarão pesquisa de preços antes da compra, sendo que a maior parte (90,2%) fará a comparação de valores pela internet.
Quem presenteia e quem escolhe
Cada consumidor deve comprar presentes para duas a três crianças em média. Os pais são os principais responsáveis por presentear (56,5%), seguidos por outros familiares (50,7%) e por padrinhos e madrinhas (24,6%).
Embora a escolha final do presente recaia, na maioria das vezes, sobre quem compra (53,6%), a pesquisa mostra que a preferência das crianças é fator determinante em 26,5% dos casos. Outros critérios relevantes na decisão de compra são a qualidade do produto (17,7%), o custo-benefício (14,7%), as promoções (8,8%) e os descontos (7,4%).