Dia dos Pais: Curitiba supera média estadual em intenção de presentes

Mulheres curitibanas puxam intenção de compras, segundo pesquisa da Fecomercio

Editada por Isabelle Sales
comercio_londrina_foto_rdziura-9413

Foto: Roberto Dziura Jr/AEN

Curitiba lidera a intenção de compras para o Dia dos Pais no Paraná. Segundo pesquisa da Fecomércio PR em parceria com o Sebrae/PR, mais da metade dos consumidores da capital (50,7%) pretende comprar presentes para a data, superando a média estadual de 47,9%.

O destaque é ainda maior entre as mulheres curitibanas: 59,1% devem presentear, contra 40,3% dos homens. Apesar disso, 43,3% dos entrevistados em Curitiba afirmam que não vão comprar nada. O tíquete médio de R$ 173,31 é o segundo mais alto do estado, perdendo apenas para a região Oeste, com R$ 174,98.

Tipos de presente

As roupas e calçados são os preferidos dos curitibanos, escolhidos por 50% dos entrevistados. Na sequência aparecem perfumes e cosméticos (11,9%), dinheiro para o pai escolher o que deseja (6,6%), comidas e bebidas (5,3%) e eletroeletrônicos (4%).

Formas de pagamento

A forma mais utilizada na capital do estado será o cartão de crédito no vencimento (40,6%), seguida pelo cartão de crédito parcelado (29%). O Pix será usado por 15,9%, o cartão de débito por 13% e o dinheiro por apenas 1,5%.

Locais de compra

O shopping é o local de compra preferido dos curitibanos, escolhido por 43,5% dos consumidores ouvidos pela sondagem, principalmente pela comodidade e segurança. A internet aparece em segundo lugar, com 33,3%. As lojas do centro da cidade têm o menor índice do estado (11,6%), confirmando a tendência de queda observada em outras datas comemorativas, como o Dia das Mães, quando apenas 5% pretendiam fazer suas compras no tradicional calçadão da Rua XV de Novembro. As lojas de bairro também foram citadas e correspondem a 7,3% dos pontos de compra.

Período da compra

A maioria dos curitibanos (58,7%) deve fazer as compras na semana que antecede o Dia dos Pais. Outros 26,7% pretendem adquirir o presente de 8 a 15 dias antes da data. Uma parcela de 9,3% já comprou uma surpresa para o pai e 5,3% devem deixar para o próprio dia.

Critérios de escolha

O curitibano tem o hábito de pesquisar antes de comprar: 65,8% fazem comparações de preços, especialmente pela internet, ferramenta utilizada por 90% dos consumidores da capital que pesquisam – maior percentual entre todas as regiões pesquisadas. Os principais fatores que influenciam a decisão de compra são a qualidade do produto (25,3%), preferência do presenteado (25,3%) e o custo-benefício (20%). Promoções (8,1%), preço baixo (6,7%) e atendimento do vendedor (6,7%) também foram mencionados.