Dia dos Pais: enquanto lojas físicas estimam queda de vendas, comércio online prevê alta

Redação Bem Paraná

Franklin de Freitas

Enquanto os comerciantes de lojas de rua prevêem queda de vendas no dia dos Pais, o comércio online está otimista com a data e estimando alta nos negócios. Tudo por conta da pandemia de Covid-19 que tem forçado o isolamento. Levantamentos da Associação Comercial do Paraná (ACP) e da Associação Brasileira do Comércio Eletrônico (ABComm) revelam também que quem pretende comprar nas lojas fisicas prevê gastar menos que os consumidores dos site. 

Com a pandemia, as vendas online para Dia dos Pais devem crescer 23% neste ano, segundo a projeção da ABComm (Associação Brasileira do Comércio Eletrônico). A mesma sondagem afirma que os consumdiores devem gastar, em média, R$ 373 com presente, totalizando R$ 3,15 bi de faturamento para o setor. No início do ano, a expectativa de crescimento era de 18%, mas o valor foi ajustado devido às medidas de isolamento social impostas para conter a transmissão do coronavírus. Os 23% podem ser ainda maiores, já que a projeção considerava que o comércio estaria com menos restrições do que a situação atual.

Comerciantes consultados pela Associação Comercial do Paraná (ACP) estimam uma queda de pelo menos 20% nas vendas para o Dia dos Pais este ano em relação à mesma data do ano passado, números que indicam o forte impacto da crise provocada pela pandemia do novo coronavirus. Em 2019, quando a economia dava sinais de recuperação, empresários estimavam, na pesquisa prévia, aumento de 1% nas vendas. A ACP também consultou consumidores sobre suas intenções de compra na data. Entre os homens, os consultados apontaram que o valor médio dos presentes deve ser de R$ 200,00, sendo roupas, eletrônicos e calçados os presentes preferidos. Já as mulheres apontaram um valor médio de compra bem inferior: de R$ 50,00 a R$ 100,00. Os presentes preferidos serão, roupas, calçados e perfumes. A ACP consultou 410 pessoas, sendo 313 consumidores e 97 lojistas.