A gestão de empresas guarda desafios que precisam ser superados diariamente, esses desafios podem ser impulsionados por fatores externos, como atualmente as eleições, além do advento da internet e diversas mudanças sociais constantes.

No entanto, para um gestor executivo de sucesso gerenciar ânimos internos e externos tomando todos os cuidados para que a empresa siga saudável está se tornando cada vez mais difícil e complexo.

Mas para superar esses desafios existem algumas habilidades essenciais que devem ser desenvolvidas, como explica o MBA em Marketing Executivo e doutorando em neurobusiness, André Afonso Silva.

O fato concreto é que ser gestor executivo de empresa hoje tornou-se um pouco mais difícil do que sempre foi, o contexto mudou e as suas tarefas se tornaram mais complexas, e para saber lidar corretamente com elas é essencial desenvolver algumas habilidades“.

*Principais características do gestor de sucesso*

  • Gestão de risco: Como em qualquer momento das nossas vidas, a gestão de risco é fundamental, mas sua importância aumentou devido às várias incertezas que estamos vivendo;
  • Resiliência: Em um mundo de constantes mudanças sociais e evoluções tecnológicas que alteram todo o nosso contexto, saber ressurgir das cinzas e alçar novos voos é fundamental;
  • Gestão do tempo: você deve estar se perguntando, “mas como fazer tudo isso em 24 horas se eu ainda tenho que dormir”…. resposta: tempo é uma questão de prioridade, sempre, logo, saiba gerenciar da melhor maneira seu tempo;
  • Reserve um tempo para o lazer: Nenhum cnpj vale um desgaste na sua saúde, então ter um tempo seu com aqueles que você ama também é fundamental, pois, lembre-se, se você cair, muita gente cai junto…. então manter-se saudável, com uma dieta balanceada, exercícios físicos pelo menos 3x por semana, ficar com a família e fazer o que você gosta é importante para que seu corpo e mente mantenham-se saudáveis.
  •  

A necessidade de estar atualizado

Além das características já citadas, André Silva ressalta a importância de uma em específico: A capacidade de se manter atualizado.

Em um cenário de constantes mudanças é crucial se atualizar conforme as ‘atualizações’ do mundo para conseguir seguir o mesmo ritmo e não ficar para trás no mundo dos negócios.

A velocidade das mudanças é imensa e muitas vezes não estamos devidamente preparados para poder aproveitar as oportunidades que surgem, logo, manter-se atualizado e estudar sempre também é fundamental” Afirma André Afonso Silva.