Economia Shows e festivais

Diversidade de eventos em Curitiba atrai visitantes e incrementa a economia

Editado por Mario Akira
eventos oktober clube curitibano

Eventos: Oktober Clube Curitibano (Foto: Arthur Guerino)

Festas tradicionais, shows, festivais de gastronomia e celebrações temáticas movimentam Curitiba e fortalecem a economia local. Curitiba vem se consolidado como um polo de eventos culturais, atraindo moradores e turistas ao longo de todo o ano.

São eventos com impacto positivo em hotéis, bares, restaurantes e comércio. Em outubro, por exemplo, além da Oktoberfest, Curitiba recebe eventos como o Festival Internacional de Hip Hop, exposições de arte e feiras gastronômicas. Além disso, se prepara para o Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais, mostrando a diversidade e a amplitude do calendário cultural da cidade.

Cultura alemã em evidência
Quem gosta de cerveja e cultura alemã já não precisa mais ir até Blumenau para aproveitar as atrações de uma verdadeira Oktoberfest. Há alguns anos, Curitiba já promove uma versão brasileira da tradição iniciada em 1810, em Munique, na antiga Baviera.

Na capital paranaense, em 2025, o evento acontece no Centro de Exposições Positivo, no Parque Barigui em dois finais de semana: nos dias 18, 19, 25 e 26 de outubro. Na programação de shows, estão previstos a banda Raça Negra, a dupla Israel & Rodolffo e o cantor João Gomes.

A expectativa dos organizadores é de que a festa atraia milhares de visitantes, movimentando a rede hoteleira, bares e restaurantes da cidade. Além de gerar empregos temporários, o evento fortalece o setor de turismo e posiciona a capital paranaense como um destino cultural cada vez mais relevante no calendário nacional.

Além de Curitiba, outras cidades do Sul também celebram a tradição alemã com grandes festas, formando um verdadeiro circuito cultural no país. Blumenau (SC) concentra a maior Oktoberfest do Brasil e a segunda maior do mundo, enquanto Santa Cruz do Sul (RS) também atrai multidões com desfiles e apresentações típicas.

Clube tradicional também tem sua versão
Entre os eventos que preservam a tradição está a Festa da Cerveja do Clube Curitibano, considerada o primeiro grande evento do gênero no Brasil. Em 2025, a 65ª edição acontece no dia 25 de outubro para associados e convidados. Para Paulo Roberto Oliveira, presidente do Clube Curitibano, a festa é mais do que entretenimento, mas um encontro e celebração que une famílias, valoriza a cultura e fortalece o papel da instituição como um dos principais espaços de convivência da cidade.

“Temos o compromisso de proporcionar experiências únicas aos nossos associados. Eventos como este fortalecem os laços da comunidade e projetam Curitiba como uma cidade cada vez mais viva e acolhedora”, diz.

Realizada desde 1961 na Sede Concórdia, a festa integra homenagens aos imigrantes alemães da cidade. A Festa da Cerveja do Clube Curitibano oferece uma experiência completa para os amantes da cultura alemã. O evento serve chopp à vontade e conta com barracas de comidas típicas, com pratos como salsichas, joelho de porco e strudel.

A programação musical combina tradição e animação, com música e brincadeiras típicas. Além do entretenimento, a festa valoriza a história do clube. Uma das grandes atrações é a exposição de canecas de todas as edições anteriores, um item de colecionador que evidencia a longevidade e a tradição do evento, realizado desde 1961 como homenagem à herança cultural alemã do Clube Curitibano.