SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O conglomerado chinês Fosun, que controla a rede de resorts Club Med, teve a cotação de suas empresas nas bolsas de Xangai e Hong Kong suspensas nesta sexta-feira (11) após o desaparecimento de seu presidente, Guo Guangchang, conhecido como o “Warren Buffett da China”.
O magnata, de 48 anos, não é contatado desde o meio-dia de quinta-feira, de acordo com a revista chinesa Caixin, que cita testemunhos publicados nas redes sociais que afirmam que ele foi levado pela polícia a um aeroporto de Xangai.
O Sohu noticiu nesta sexta-feira, citando várias fontes, que o magnata estava sendo interrogado como parte de uma investigação anticorrupção contra Ai Baojun, vice-prefeito de Xangai, e que pode ser liberado até domingo.
O grupo Fosun confirmou horas depois que o “desaparecido” cooperava com as autoridades judiciais chinesas.
Contactada pela AFP, Tina Law, porta-voz da Fosun, se negou a dar explicações, e afirmou que a companhia “prossegue com suas operações de forma perfeitamente normal”.
Já uma fonte citada pelo “South China Morning Post”, a empresa está “em choque”: “Guo é muito cauteloso ao lidar com o governo. Ele sempre diz, fique próximo da política, mas longe dos políticos”.
A cotação dos títulos de suas empresas Fosun International e Fosun Pharmaceutical estava suspensa nesta sexta-feira na bolsa de Hong Kong.
“Guo é um dos mais importantes empresários da China e este incidente vai chamar a atenção, já que o Fosun segue uma estratégia agressiva de expansão global na área de seguros. Mas é muito cedo para dizer o quanto isso vai afetar suas operações”, afirmou a analista da Moody’s Sally Yim.
O grupo Fosun é uma das maiores empresas privadas da China, e sua empresa de mais destaque, a Fosun International, conta com ativos avaliados em 50 bilhões de iuanes (US$ 7,8 bilhões).
Guo Guangchang é a 17ª pessoa mais rica da China, com uma fortuna de 5,6 bilhões de dólares, segundo a Bloomberg.
O conglomerado, presente em uma série de setores, da construção civil aos seguros, lazer e siderurgia, é conhecido por suas aquisições no exterior.
Uma das mais recentes compras do grupo foi a da rede de resorts francesa Club Med, no início deste ano.
Na China é comum saber do desaparecimento de um dirigente público ou de empresa antes do anúncio formal de uma investigação pela polícia, pelas instâncias reguladoras ou pela autoridade anticorrupção do Partido Comunista.