Economia Imposto de Renda

Dúvidas na declaração do Imposto de Renda? Evento em Curitiba dá orientação gratuita

Ação, realizada com supervisão dos professores, visa apoiar quem tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF)

Redação Bem Paraná, com assessoria de imprensa
IRPF - Imposto de Renda, declaração

IRPF (Crédito: Divulgação/Agência Brasil/Arte EBC)

Nos dias 21 e 22 de maio, alunos do Curso de Ciências Contábeis do UniBrasil prestarão atendimento gratuito à população no Shopping Jockey Plaza, das 19h às 21h30. A ação, realizada com supervisão dos professores, visa apoiar quem tem dúvidas sobre como fazer a declaração do Imposto de Renda de Pessoa Física (IRPF) e contribuir com a educação fiscal da comunidade.

O prazo para declarar o Imposto de Renda está cada vez mais próximo do fim. Em 30 de maio, os brasileiros chegam ao último dia para enviar a declaração sem pagar multa.

Em 2025, os contribuintes que utilizarem simultaneamente a declaração pré-preenchida e optarem por receber a restituição via PIX terão prioridade na restituição, após as prioridades legais (idosos, pessoas com deficiência).

Quem precisa declarar o Imposto de Renda em 2025?

Um dos principais motivos que levam os brasileiros a resistirem ao envio da declaração do IR é acreditarem que não há necessidade de fazê-la. A declaração é obrigatória para quem teve rendimentos acima de R$ 33.888 no exercício de 2024.

Além disso, há outros públicos que se enquadram na obrigatoriedade de declarar, como explica a coordenadora do curso de Ciências Contábeis do UniBrasil, Débora Cristine dos Santos: “As pessoas que são microempreendedores individuais normalmente pensam que, por fazerem a declaração anual do MEI, não precisam declarar como pessoa física, mas há uma forma específica de cálculo para a declaração desse público”.

Neste ano, algumas mudanças na legislação merecem atenção especial. Entre elas, a prioridade na restituição para quem utilizar a declaração pré-preenchida e optar pelo recebimento via PIX.

Além disso é fundamental evitar erros comuns que levam à malha fina, como omissão de rendimentos, dados inconsistentes e falta de comprovantes.

Durante o atendimento gratuito, os alunos e professores do UniBrasil também darão dicas práticas para preencher corretamente a declaração.

Atendimento gratuito para declaração do IR no Jockey Plaza

A não declaração do Imposto de Renda gera multa e pode acarretar outras sanções, como o cancelamento do Cadastro de Pessoa Física (CPF) e impedimento de inscrição em concursos públicos, por exemplo.

Débora destaca que é importante que o cidadão crie o hábito de fazer e enviar a declaração, mesmo que não tenha a obrigação.

“Eu sempre oriento que todas as pessoas, mesmo que não tenham rendimentos de R$ 33.888, façam a sua declaração, porque, no momento da aquisição de um bem ou herança, por exemplo, elas já podem ir comprovando para a Receita Federal a origem e a aplicação desses recursos”, explica.

Para auxiliar quem tem dúvidas sobre o envio dos dados à Receita Federal, alunos da disciplina de Contabilidade Tributária, do 5º período do curso de Ciências Contábeis do UniBrasil, prestarão suporte — com supervisão dos professores — sobre questões relacionadas à declaração, incluindo o próprio envio da documentação.

“Se o contribuinte que passar pelo shopping tiver os comprovantes de rendimentos e as comprovações de bens e direitos, nós faremos todo o processo da declaração para essa pessoa”, conclui a coordenadora.

Mais informações

Os atendimentos serão prestados por alunos e professores do curso de Ciências Contábeis do UniBrasil, das 19h às 21h30, no Shopping Jockey Plaza, localizado na Rua Konrad Adenauer, 370, no bairro Tarumã.

⚠ Comunicar erro